O filósofo e professor Daniel Figueiredo segue com a série de álbuns em quadrinhos abordando vários aspectos da vida cotidiana. Tomando por base fotografias do autor, histórias são montadas em forma de quadrinhos utilizando aplicativos de edição de imagens. Os textos dão sentido ao encadeamento das imagens gerando uma obra que se pode considerar “poético-filosófica”.
Nesta edição, Daniel vai ao cerne de sua formação questionando o uso vulgar e formal da filosofia como meio de persuasão e manutenção do status quo. Aos que moram confortavelmente ou de forma cômoda na filosofia ele contrapõe com ocupação - “filosofia é ocupação… que invade com toda força primeiramente nosso coração”.
Na história “A última peça”, a ânsia pelo sentido da vida se traduz metaforicamente em um jogo de quebra-cabeça, em que peças são encaixadas como elementos indispensáveis, mas apenas complementares de um conjunto, um universo que evidencia a importância de uma, a última peça, que dará sentido a todo o esforço cognitivo. Esforço, que, afinal, não passará de um ilusão.
Em “Afeto touch”, o tema é a superficialidade das redes sociais e sua falsa sedução. Poses e gestos, cara e bocas não conseguem traduzir ou provocar sentimentos palpáveis, verdadeiros, restando a fantasia quase sempre frustrante traduzida pela ausência.
“Três pontinhos” brinca com a arte e a construção do texto na obra do autor. Refletindo sobre a criação artística, Daniel desvenda uma das peculiaridades de seu próprio trabalho, o uso abusivo das reticências como elemento linguístico a instigar a reflexão: “As reticências para mim funcionam como um salto para o absurdo dessas possíveis vielas que são abertas na linguagem…”. Nada mais representativo da estrutura textual de Daniel e das ideias que engendram.
Finalmente, “Jura secreta” mostra a espera, o desencontro físico e temporal de um amor perdido. A mesa do café, a solidão e a frustração dão o tom de uma reflexão sobre juras secretas e intangíveis que pululam os desejos humanos.
Henrique Magalhães, em 04/04/2022
|
|
|
Páginas do álbum "Mora na filosofia e outras histórias" |
|