Todas as notas    

 

Maria na Fanzinothèque de Poitiers

H. Magalhães
11/ 2020

Provavelmente a França seja pioneira na criação de uma fanzinoteca, uma biblioteca dedicada exclusivamente ou prioritariamente aos fanzines. O termo impreciso na abertura reflete a fluidez dessas publicações artesanais, que circulam no mundo desde o final da década de 1920. Seu caráter efêmero dificulta qualquer tentativa de organização em acervos e bancos de dados, mas há quem consiga a proeza.

La Fanzinothèque de Poitiers surgiu em 1989, nessa cidade da região de Nouvelle-Aquitaine, centro-oeste francês, a dois passos de Angoulême, templo da BD francesa. Referência na catalogação de fanzines, mas não só, La Fanzinothèque organiza exposições, conferências, lançamento de publicações e também produz as suas próprias, estimulando a pesquisa e divulgação dessas revistas autorais.

Revista Maria Magazine no catálogo de La Fanzinothèque

O acervo de La Fanzinothèque não se restringe às publicações francesas e europeias, em seu acervo figuram fanzines de todo o mundo, inclusive do Brasil, que se destaca pela farta produção e inovação desses impressos. Lembramos aqui à presença de várias edições da revista Café Espacial, de Sérgio Chaves, Amor em Quadrinhos, de Milena Azevedo, PB, da Fanzinoteca IFF de Macaé, Camila Zine, de Julie Albuquerque, o fanzine Top! Top! e a revista Maria Magazine, de nossa autoria, esta dedicada à personagem Maria e outras, de parceiros.

Leia mais sobre La Fanzinothèque



Marca de Fantasia
Março de 2024
Editor: Henrique Magalhães
  Rua João Bosco dos Santos, 50, apto. 903A. João Pessoa, PB. Brasil
  Cep: 58046-033. Tel (83) 998.499.672

  Contato: marcadefantasia@gmail.com -  https://www.marcadefantasia.com