La Fanzinothèque de Poitiers
Provavelmente a França seja pioneira na criação de uma fanzinoteca, uma biblioteca dedicada exclusivamente ou prioritariamente aos fanzines. O termo impreciso na abertura reflete a fluidez dessas publicações artesanais, que circulam no mundo desde o final da década de 1920. Seu caráter efêmero dificulta qualquer tentativa de organização em acervos e bancos de dados, mas há quem consiga a proeza.
La Fanzinothèque de Poitiers surgiu em 1989, nessa cidade da região de Nouvelle-Aquitaine, centro-oeste francês, a dois passos de Angoulême, templo da BD francesa. Referência na catalogação de fanzines, mas não só, La Fanzinothèque organiza exposições, conferências, lançamento de publicações e também produz as suas próprias, estimulando a pesquisa e divulgação dessas revistas autorais.
Revista Maria Magazine no catálogo de La Fanzinothèque
|
O acervo de La Fanzinothèque não se restringe às publicações francesas e europeias, em seu acervo figuram fanzines de todo o mundo, inclusive do Brasil, que se destaca pela farta produção e inovação desses impressos. Lembramos aqui à presença de várias edições da revista Café Espacial, de Sérgio Chaves, Amor em Quadrinhos, de Milena Azevedo, PB, da Fanzinoteca IFF de Macaé, Camila Zine, de Julie Albuquerque, o fanzine Top! Top! e a revista Maria Magazine, de nossa autoria, esta dedicada à personagem Maria e outras, de parceiros.
A partir de informações colhidas no sítio de La Fanzinothèque, apresentamos seu histórico, propostas e formas de atuação, que nos dão uma ideia da grandiosidade desse projeto sempre em crescimento. HM, em 08/11/2020
Apresentação
La Fanzinothèque é uma associação dedicada ao arquivamento e promoção de fanzines e microedições. Está instalada no Confort Moderne, um reduto artístico, uma sala de concertos e um centro de arte em Poitiers.
Os fanzines são publicações amadoras, criadas, produzidas e distribuídas por entusiastas da música, quadrinhos, cinema e culturas marginalizadas. A fotocopiadora, que provocou a explosão dos fanzines na década de 1980, continua sendo sua principal aliada.
Nos últimos anos, a microedição artística se apoderou dos processos DIY (do it yourself, ou “faça você mesmo”) utilizados no fanzinato e usa o meio editorial como um espaço livre e vasto de experimentação, no qual o conteúdo é pensado tanto quanto a forma. O resultado é uma abundância de publicações artesanais de pequenas estruturas editoriais, coletivos de criadores, oficinas de serigrafia, designers gráficos ou escritores que publicam trabalhos de ponta, experimentais e de qualidade em pequenas tiragens.
Exposição de fanzines
|
Desde 1989, La Fanzinothèque preserva e promove fanzines e microedições de todo o mundo. É simultaneamente um local de arquivo único no mundo, com um acervo de 60.000 obras, e um local de criação contemporânea, através de exposições de artistas e microeditoras, workshops e atelier de impressão.
Por meio de seu acervo, ela é hoje a principal mensageira de palavras inexploradas, ricas e únicas. Palavras que se divulgam graças a um catálogo online que reúne a maior parte das obras e graças à digitalização de determinadas edições. Palavras que se transmitem por meio de apresentações de microedições (exposições, fanzinobus - ônibus da entidade que circula com essas publicações), oficinas de serigrafia e de criação de fanzines.
La Fanzinothèque é um espaço público de consulta. As obras podem ser emprestadas pelos membros da associação. La Fanzinothèque acolhe conferências e debates, produz (edições de La Fanzinothèque) e distribui múltiplas e microedições.
Se você edita um fanzine e quer que ele integre as coleções de La Fanzinothèque, envie-o junto com uma breve descrição (editora, autor, finalidade, técnica, número de cópias) para La Fanzinothèque, 185 rue du Faubourg du Pont Neuf, 86000 Poitiers, France, ou deixe-o no mesmo endereço. La Fanzinothèque abre de segunda-feira a sexta-feira, das 12h às 18h e durante alguns eventos organizados no Confort Moderne.
São estes os contatos: http://www.fanzino.org; fanzino@fanzino.org. Tel: 05.16.34.53.44 (França)
O amplo salão que abriga La Fanzinothèque de Poitiers
|
Adesão
A adesão à La Fanzinothèque custa 10 euros por ano. Isso contribui antes de tudo para a realização de nossos projetos e é um modo de participação da vida da associação. A adesão dá direito ao empréstimo de fanzines (três exemplares por mês), a receber a pedido obras digitalizadas, e a encomendar várias serigrafias (cartazes, sacolas, capas de vinil), adesivos e em breve impressões risográficas. É possível também distribuir suas edições através do espaço da livraria da associação.
Equipe
La Fanzinothèque é uma associação regida pela lei 1901. Ela é dirigida por um conselho administrativo composto por 13 pessoas, incluindo o presidente Andy Hales, o vice-presidente Mathias Ragot e a secretária Perrine Lohé. As missões da associação são realizadas por uma equipa de assalariados reforçada por membros benevolentes ativos, voluntários e estagiários supervisionados.
Parceiros institucionais
A associação tem sido apoiada desde o seu início pela cidade de Poitiers. As ações de La Fanzinothèque se beneficiam de financiamento da DRAC Nouvelle-Aquitaine e da região de Nouvelle-Aquitaine.
A coleção
A coleção de La Fanzinothèque é composta por 60.000 documentos, dentre eles, fanzines, microedições, imprensa alternativa... É a maior coleção de fanzines da Europa e cresce em mil exemplares a cada ano por meio de doações espontâneas de editoras e colecionadores particulares que nos confiam seus acervos.
É composto por uma grande e histórica coleção de fanzines da cena punk, uma cena “faça você mesmo” (DIY) que tem fomentado o desenvolvimento da publicação independente. La Fanzinothèque também mantém uma coleção substancial de revistas, quadrinhos underground dos anos 1970 e um grande estoque de graphzines impressos em serigrafia. A maioria dos fanzines colecionados tratam de rock e quadrinhos, porém interesses variados e mais contemporâneos como arte, poesia e literatura queer estão presentes na coleção.
As obras podem ser visualizadas no local e emprestadas no momento da adesão à associação. Elas também são listadas por palavras-chave em um catálogo online. Este catálogo constitui um importante banco de dados sobre música, artes e ideias de diferentes subculturas.
Digitalização
Em parceria com a Maison des Sciences, de l'Homme et de la Société (Universidade de Poitiers), estamos trabalhando para digitalizar a coleção. Esta campanha tende a tornar alguns fanzines visíveis no catálogo. A fragilidade de várias obras, o seu valor histórico, também nos encorajam a direcionar esta ação para o patrimônio. Os documentos digitalizados estão disponíveis a qualquer momento, mediante solicitação especial.
Os documentos podem ser digitalizados ou fotocopiados a pedido de qualquer pessoa, desde que seja membro da associação. Também produzimos dossiês sobre os assuntos de seu interesse (grupos, autores, temas etc.).
Publicações produzidas por La Fanzinothèque
|