Moacy da Costa Cirne (1943-2014) é um nome central nos estudos brasileiros sobre histórias em quadrinhos, pioneiro na publicação de livros teóricos na área de comunicação sobre a chamada nona arte. Ao longo de sua trajetória intelectual, como professor de Comunicação da Universidade Federal Fluminense, poeta, editor e estudioso da poesia e da cultura brasileira, Cirne sempre manteve aceso seu interesse pelas HQs como linguagem e como expressão artística, escrevendo vários livros sobre o tema. Essas obras, no entanto, encontram-se fora de circulação há décadas e merecem voltar a circular, conquistando a atenção das novas gerações de estudiosos e amantes das histórias em quadrinhos.
A editora Marca de Fantasia lança a Biblioteca Cirneana, uma coleção que reúne a obra de Moacy Cirne voltada para os estudos teóricos sobre quadrinhos, em formato digital e em livre acesso. Este resgate histórico começa com a reedição do clássico “A explosão criativa dos quadrinhos”, lançado em 1970 e considerado um marco na comunicação brasileira por ser o primeiro autor a dedicar um livro à investigação crítica das HQs.
A apresentação do livro é do professor Waldomiro Vergueiro, da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, que por anos desfrutou da amizade de Moacy Cirne e que com ele compartilhou a paixão pelas histórias em quadrinhos. A coleção será lançada durante as 8as Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos, encontro promovido pela ECA/USP e que conta com Vergueiro em sua comissão organizadora.
Alex de Souza/Henrique Magalhães, editores |