Em tempos de quarentena, muitas famílias estão resgatando o ato de ouvir e contar histórias. Conto, causo, lenda ou relato de memória... o que importa é a troca que esse ato - que pode voltar a ser hábito - proporciona, seja no campo cultural, educacional ou afetivo.
O fanzine Traços de Memória é uma publicação resultante de uma das ações de ensino, pesquisa e extensão do projeto “Resgate da Literatura Oral: do conto à fanzinagem!” em parceria com o sensacional projeto IFanzine, coordenado por Alberto de Souza, tendo como espaço de atuação a Fanzinoteca localizada no Instituto Federal Fluminense, campus Macaé.
Tal ação é desenvolvida pelo “Em cada canto, um conto” e tem por objetivo diminuir a disparidade entre o currículo formal e o ensino da transmissão oral de tradições, abrindo espaço para a socialização de experiências culturais dos alunos do Ensino Médio Integrado e do PROEJA, envolvendo tanto textos de tradição oral como relatos de histórias de vida.
A presente edição traz histórias pesquisadas e ilustradas pelos bolsistas atuantes no projeto, a maioria delas coletadas no ambiente familiar. Divirta-se e aproveite o tempo de quarentena para socializar as suas histórias com os “pequenos” e os “grandes” de sua família, seja de forma presencial ou virtual. Conte, reconte e encante!!!, Ciência e Tecnologia Fluminense Campus Macaé, a revista apresenta ilustrações e narrativas produzidas a partir de relatos de pessoas da comunidade, registrando criativamente seus mitos e fantasias.
Páginas da edição 3 de Traços de Memória