Halloween da Diversidade


Ana Luiza Erasmi
Orientação: Olivia de Melo
Macaé, RJ: outubro de 2021, 20p.

Edição digital


Aprender a conviver com o pensamento distinto é imprescindível para compreender que toda subjetividade importa e que uma escola democrática e inclusiva é aquela que propõe dialogar sobre raça/etnia, gênero, sexualidade, classe, deficiência, entre outros.

Esse foi o mote do Festival da Diversidade, realizado em outubro de 2018 no Instituto Federal Fluminense Campus Macaé, integrando a programação da 5ª EXPOCIT, feira de ciências promovido pela instituição. O Festival contou com atividades variadas – oficinas, palestras, apresentações acadêmicas e artísticas e o zine Halloween da Diversidade que ora apresentamos em versão online, foi lançado durante o evento, juntamente com a feira de zines promovida pela Fanzinoteca, que também apoiou a produção do zine desenvolvido pela estudante Ana Luiza Erasmi sob orientação da professora de Português e Literatura Olivia Melo, coordenadora do NUGEDIS – Núcleo de Gênero, Diversidade e Sexualidade do IFF Campus Macaé.

Festival é uma palavra usada comumente para representar uma longa manifestação de alegria e celebração a alguém ou a uma data especial. Diversidade, por sua vez, é a representação das diferenças.

A proposta educacional em questão tangencia a natureza de um zine como artefato contra-hegemônico – espaço para livre expressão de subjetividades, como também para a coexistência de pensamentos críticos, seja pela convergência e/ou pela divergência de ideias, motivado pelo afeto, e por tudo aquilo que nos instiga a pensar de maneira diferente.

  
Páginas do fanzine "Halloween da Diversidade"


 Mais edições do projeto IFanzine
Peibê 7 Assédio é crime
Traços de Memória 3 Marx na atualidade
Café filosófico 1
      https://www.marcadefantasia.com    -    Paraíba, outubro de 2021