A Associação de Pesquisadores em Arte Sequencial (ASPAS) tem feito um extraordinário trabalho de promoção dos estudos sobre História em Quadrinhos no país. Reunindo pesquisadores ligados ou não a diversas Universidades e Instituições de pesquisa, a entidade tem encontros periódicos nacionais e regionais e também lança o trabalho de seus investigadores acadêmicos.
O rebento mais recente é o livro Imagem, pesquisa e criatividade: os quadrinhos como vetores de conhecimento, organizado por Amaro Xavier Braga Junior, Caetano Galindo Borges e Natania Aparecida da Silva Nogueira. A obra, em edição digital de livre acesso, reúne trabalhos com várias abordagens sobre quadrinhos e fanzines, em um recorte dos caminhos trilhados pelas pesquisas sobre esses temas no país.
Entre os pesquisadores, nomes muito conhecidos por sua produção e contribuição acadêmica, a exemplo de Nataniel dos Santos Gomes, Caetano Borges, Edgar Franco, Lucas Nagem de Souza, Lucas Almeida e João Ovídio; bem como Daniela Marino e Natania Nogueira, Sara Gaspar, Daniela Barros e, claro Amaro Braga. Eis uma grande oportunidade de descobrir o que andam investigando algumas das mentes brilhantes do país.
H. Magalhães
Em 28/09/2022 |