Em 2014, tive severas crises de ansiedade, das quais muitas vezes a única forma de fugir delas era desenhando. Eu desenhava qualquer coisa que aparecesse na minha frente, como minha própria mão, ou qualquer objeto que eu encontrava, e por vezes fazia elementos decorativos sem figuração, apenas para colocar meu cérebro pra esquecer a crise e se concentrar no desenho. Nessa situação, acabei criando um personagem pra desenhar nesses dias de ansiedade, era um bufão no estilo Pierrô que eu chamava de “Bobo do Amor”. Costumava carregar uma flor e observava sua “Colombina” em algumas artes.

Prometi para esse personagem que um dia, quando eu melhorasse, eu faria uma HQ dele. Anos depois, fiz um roteiro de aproximadamente 80 páginas de quadrinhos com uma história muito legal sobre sua jornada, a jornada de um guerreiro que carrega muitas mágoas no coração e traumas da guerra, e decide trocar a espada por uma flor e se tornar um poeta. Vai demorar ainda um tempo pra que eu desenhe essa história ou que alguém a desenhe para mim, pois é longa, mas aqui nesse zine decidi resumir a essência da história completa e fiz uma HQ de 8 páginas para esse personagem que tantas vezes me salvou das minhas crises. Aproveitando a oportunidade de experimentação que o formato zine permite, eu fiz cada página da HQ com uma técnica:

P1: Pintura digital com pinceladas soltas com influência da pintura expressionista. P2: Nanquim sobre papel e cores digitais, prezando por cores chapadas, tendo de diferente apenas o degradê do céu e as luas com volume ao fundo. P3. Nanquim e aquarela sobre papel. P4. Lapiseira HB sobre papel, com veladuras de cores feitas digitalmente. P5. Nanquim sobre papel e cores digitais, prezando por cores chapadas, tendo de diferente apenas o degradê do céu e brilho no tear. P6. Nanquim sobre papel e cores digitais, prezando por cores com volumetria de claro/escuro. P7. Desenho hibrido com partes de nanquim sobre papel e partes com traços digitais. Cores digitais chapadas. P8. Página totalmente digital.
A História desse zine é feita no estilo dos quadrinhos poéticos-filosóficos, onde as reflexões se dão muito a partir de elementos simbólicos na trama, sejam elementos ligados ao Tarô, ou a mitologia greco-romana.

Gabriel Billy
E-mail: brielbilly@gmail.com
Link: https://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7005136460864037

   
Páginas de Zine Lábrimas Dell'arte, de Gabriel Billy

Os Cria_ciberzines são uma produção dos integrantes do grupo de pesquisa Criação e Ciberarte (CRIA_CIBER), liderado pelo professor-pesquisador e artista transmídia Edgar Franco (@ciberpaje), com edição de Gazy Andraus e Léo Pimentel. Coord. geral do Ciberpajelanças: Edgar Franco (Ciberpajé). Inserção e montagem dos zines para a Marca de Fantasia em pdf por G. Andraus.

Inserção e montagem dos zines para Marca de Fantasia em pdf por G. Andraus. Link ao Instagram do CRIA_CIBER (Cria_ciberzines), a cargo de Ícaro Malveira (e criaciberes): https://www.instagram.com/cria_ciber/


 Mais Cria_ciberzines pela Marca de Fantasia
Introdução
Duane Ribeiro
Fanzine produzido pelo grupo de pesquisa Cria_Ciber.
Edição digital
O seu eu
Sam Colodeto
Fanzine produzido pelo grupo de pesquisa Cria_Ciber.
Edição digital
Pós-MekHanTrop(IA)
Fredé FC
Fanzine produzido pelo grupo de pesquisa Cria_Ciber.
Edição digital
As sete noites de luxúria e metal negro
Alysson Drakkar
Fanzine produzido pelo grupo de pesquisa Cria_Ciber.
Edição digital
Zine_HQForismos
Rachel Cosme (org.)
Fanzine produzido pelo grupo de pesquisa Cria_Ciber.
Edição digital

Marca de Fantasia
Julho de 2024
Editor: Henrique Magalhães
  Rua João Bosco dos Santos, 50, apto. 903A. João Pessoa, PB. Brasil
  Cep: 58046-033. Tel (83) 998.499.672

  Contato: marcadefantasia@gmail.com -  https://www.marcadefantasia.com