Editor: Henrique Magalhães
Rua Maria Elizabeth, 87/407
João Pessoa, PB. 58045-180
Brasil
Tel: (83) 9.8885.1211

Pedidos por transferência ou depósito bancário:
Banco do Brasil
Agência 1619-5
Conta 41626-6.

Envie por e-mail cópia do comprovante de depósito e o endereço para entrega.

Contato
marcadefantasia@gmail.com
www.marcadefantasia.com

Algumas leituras de Príncipe Valente
Algumas leituras de Príncipe Valente
Edgard Guimarães
Série Quiosque, 10.
João Pessoa: Marca de Fantasia, 2005. 72p. 12x18cm. R$15,00.
ISBN 85-87018-45-0

A personagem Príncipe Valente, de Harold Foster, é uma das mais importantes das histórias em quadrinhos norte-americanas e mundiais não só pelo belo desenho anatômico e paisagístico, elaborado com rigor acadêmico, bem como pelos roteiros, considerados tão bons quanto os desenhos, ou superiores. Do texto destaca-se a escolha da saga como gênero, o desenvolvimento das histórias, a caracterização das personagens. Para Edgard Franco, Foster soube dar às personagens profundidade humana com comportamentos ricos em nuances, às vezes ambíguos.

Considerada como um clássico dos quadrinhos, a obra de “Hal” Foster tem caído injustamente num certo esquecimento devido a massificação de personagens heróicos e outros gêneros de moda. Príncipe Valente foi publicado nos jornais norte-americandos a partir de 1937 e republicado em livros, revistas e álbuns em todo o mundo, já tendo sido objeto de muitos estudos, artigos e livros. O texto de Edgard Guimarães propõe uma releitura – ou algumas leituras – da personagem, abordando vários aspectos pouco ou nunca analisados da obra, como a qualidade literária do texto, o rigor histórico e a fidelidade documental dos acontecimentos retratados, o senso de humor em relação ao caráter aventureiro, o lirismo e a fantasia das situações, a criatividade do personagem, a censura interna da obra, e os problemas de tradução.

Para a delimitação de seu estudo, Edgard tomou por base a publicação das 100 primeiras páginas da série, embora os aspectos analisados sejam característicos da obra ao longo de toda sua existência. Este trabalho foi apresentado no Núcleo de Pesquisa de História em Quadrinhos, do IV Encontro dos Núcleos de Pesquisa da Intercom.

O livro inclui o texto “O maior roteirista de quadrinhos”, do mesmo autor. O texto traz, em forma de conto, várias informações sobre uma fase áurea dos quadrinhos de aventuras e de humor principalmente norte-americanos, e algumas análises sobre o mercado de quadrinhos no Brasil, além do processo criativo dos quadrinhos.

Edgard Guimarães é Mestre em Ciências pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica. Publica textos sobre Histórias em Quadrinhos e fanzines em diversas revistas e publicações independentes. Pela Marca de Fantasia, lançou o livro Fanzine, um estudo sobre publicações independentes.

H. Magalhães

  Mais obras sobre quadrinhos pela Marca de Fantasia
O que é História em Quadrinhos Brasileira
Edgard Guimarães (org).
Com Marcelo Marat, Cesar Silva, Gazy Andraus, Edgar Franco e H. Magalhães.
Estudos sobre História em Quadrinhos
Edgard Guimarães
Artigos sobre a linguagem dos quadrinhos.
História em Quadrinhos: essa desconhecida arte popular
Thierry Groensteen
O autor propõe uma pedagogia para os quadrinhos.
Tirinha: síntese criativa de um gênero jornalístico
Marcos Nicolau
Ensaio sobre vários aspectos da criação de tiras humorísticas.
O roteiro nas Histórias em Quadrinhos
Gian Danton
As técnicas para a elaboração de roteiro.