Editor: Henrique Magalhães
Rua Maria Elizabeth, 87/407
João Pessoa, PB. 58045-180
Brasil
Tel: (83) 9.8885.1211

Pedidos por transferência ou depósito bancário:
Banco do Brasil
Agência 1619-5
Conta 41626-6.

Envie por e-mail cópia do comprovante de depósito e o endereço para entrega.

Contato
marcadefantasia@gmail.com
www.marcadefantasia.com

O que é História em Quadrinhos Brasileira
O que é História em Quadrinhos Brasileira
Edgard Guimarães (org.)
Série Quiosque, 12.
João Pessoa: Marca de Fantasia, 2005. 92p. 12x18cm. R$20,00.
ISBN 85-87018-53-1
.

A definição do que é História em Quadrinhos Brasileira é um tema recorrente nas revistas, fanzines, palestras e eventos do gênero. Cada autor, leitor, editor tem sua própria visão sobre os Quadrinhos Brasileiros, o que gera infindáveis polêmicas.

Na década de 1980 um grupo de autores, reunidos na Associação de Quadrinhistas e Caricaturistas de São Paulo, lutou pela aprovação de uma lei de reserva de mercado para nossos quadrinhos, mas tiveram a oposição das grandes editoras. Elas conseguiram impingir uma emenda à lei considerando brasileiras todas as personagens estrangeiras desenhadas no Brasil, como ocorre com as histórias do universo Disney, produzidas pela editora Abril.

Na década de 1960 uma lei de proteção à HQB chegou a ser aprovada, mas nunca entrou em vigor. O governo do Rio Grande do Sul proibiu por certo período a circulação no estado de revistas em quadrinhos vindas de fora, reservando o mercado para a produção local, feita pelos artistas da terra e abordando temas regionais.

A polêmica do que seja Quadrinho Brasileiro também tem espaço no meio acadêmico. Moacy Cirne, um dos mais renomados pesquisadores sobre quadrinhos, considera que não basta que a personagem esteja situada em nosso meio para que seja considerada brasileira. A experiência da personagem Judoka é emblemática. Embora feita por brasileiros, sua construção seguia as mesmas linhas de quase todos os grandes heróis dos quadrinhos, como o Super-Homem, por exemplo. Até mesmo a questão da dupla identidade estava situada.

Para Edgard Guimarães, esta afirmação categórica de Cirne sobre o Judoka foi um ótimo ponto de partida para retomar a discussão sobre o Quadrinho Brasileiro. Para isto, ele convidou alguns autores que nas últimas décadas têm se preocupado com o assunto e já o trataram em diversas ocasiões para formarem o livro O que é História em Quadrinhos Brasileira, editado pela Marca de Fantasia na série Quiosque.

A reunião de artigos de vários autores sobre o mesmo tema poderia incorrer na redundância ou ainda num conjunto caótico e sem coerência. Nessa obra, Marcelo Marat, César Silva, Gazy Andraus, Edgar Franco, o próprio Edgard Guimarães e Henrique Magalhães apresentam visões distintas sobre os Quadrinhos Brasileiros, mas que se encontram na complementaridade desejada.

H. Magalhães

  Mais estudos sobre fanzine pela Marca de Fantasia
Fanzine
Edgard Guimarães
Um dos mais atuantes editores independentes do país expõe o processo de criação dos fanzines.
Fanzine na Educação: algumas experiências em sala de aula
Renato Donisete Pinto
Relato sobre a aplicação de fanzines na prática pedagógica do autor.
O rebuliço apaixonante dos fanzines
Henrique Magalhães
A trajetória dos fanzine no Brasil em nova edição revista e reformulada.
A nova onda dos fanzines
Henrique Magalhães
A história dos fanzines e publicações independentes no Brasil.
A mutação radical dos fanzines
Henrique Magalhães
Os fanzines e as mídias eletrônicas (rádio, vídeo, fita cassete, internet e cd-rom).