Quando Henrique Magalhães começou a estruturar a editora Marca de Fantasia, por volta de 1994/95, um dos primeiros títulos lançados foi a Coleção “Das Tiras, Coração”, uma coleção dedicada aos autores de tiras de quadrinhos, tanto os que publicavam profissionalmente quanto os que publicavam em fanzines. Essa coleção teve minha colaboração na seleção do material e nos textos de apresentação dos volumes.
O primeiro número foi dedicado à série ‘Rendez-Vous’ de Henrique. Ao ver esse primeiro número e os dois que o seguiram, com trabalhos de Érico San Juan e Joacy Jamys, veio a vontade de participar da coleção e, ao olhar para minha produção de quadrinhos, vi, admirado, que já tinha material para compor um volume. Não uma quantidade de tiras de uma série, mas uma grande quantidade de séries com poucos tiras cada.
E assim, o quarto volume da coleção, lançado em dezembro de 1995, foi dedicado ao meu trabalho, com o título “Tira Teima”. Esse volume traz praticamente toda minha produção no formato tira desde 1970/71 até 1995. Depois produzi outras séries, a maioria publicada pela editora e sítio Marca de Fantasia. Essa segunda edição de “Tira Teima” resgata esse material cuja tira mais recente já tem 26 anos.
Edgard Guimarães
Uma das tiras do álbum Tira Teima, de Edgard Guimarães
|