Apresentação
Dentro de sua política de difusão do conhecimento nas áreas de História em Quadrinhos, Comunicação, Artes Visuais, Linguística e Cultura Pop, a Marca de Fantasia abre mais um flanco para as revistas acadêmicas. Passamos a colaborar na edição de Discursividades, revista eletrônica semestral do Departamento de Letras e Artes da Universidade Estadual da Paraíba-UEPB.
Discursividades, cujo primeiro número é referente a outubro de 2017, dedica-se à publicação de textos – artigos ou resenhas – cuja ênfase recaia sobre as questões do Discurso em diálogo com os estudos da Linguagem. A partir desse escopo, o periódico busca contemplar uma abordagem temática ampla, incluindo Literatura e ensino de línguas.
A primeira edição traz textos de Francisco Paulo da Silva e Ana Maria de Carvalho (UERN), José Domingos e Carla Tamires Pereira Bezerra (UEPB), Danúbia Barros Cordeiro (IFRN), Francisco Vieira da Silva (UFERSA) e Lívia Alves Monteiro Carlos (UERN), Edileide Godoi (UFPB), Antonio Genário Pinheiro dos Santos (UFRN) e Marcelino Gomes dos Santos (UFRN), além de Carla Luzia Carneiro Borges (UEFS). Os textos tratam principalmente da análise de fenômenos da mídia em vários suportes, sob o viés da Análise do Discurso.
Discursividades é fruto de um projeto de extensão do Professor José Domingos, do Departamento de Letras da UEPB, Doutor em Linguística pela UFPB e que já publicou vários livros na área. A revista encontra-se disponível no site da editora Marca de Fantasia (www.marcadefantasia.com) e pode ser contatada pelo email revistadiscursividades@gmail.com.
José Domingos
Sumário
Apresentação
Memória dos sentimento e dever de memória:
testemunhos indígenas no contexto CNV
Francisco Paulo da Silva
Ana Maria de Carvalho
Memória discursiva e interdiscursividade:
um diálogo entre gerações na (des)construção da Amélia
José Domingos
Carla Tamires Pereira Bezerra
O gênero horóscopo em revistas femininas: os atravessamentos discursivos
e a construção da imagem da mulher
Danúbia Barros Cordeiro
A irrupção de discursos antifeministas no Facebook:
uma análise da página “Mulheres contra o feminismo”
Francisco Vieira da Silva
Lívia Alves Monteiro Carlos
Quem é o sujeito tatuado diante das redes discursivas
de inclusão/exclusão expostas na mídia
Edileide Godoi
Despir a verdade para vestir-se bem: marcas de parresia
no discurso do Esquadrão da Moda
Antonio Genário Pinheiro dos Santos
Marcelino Gomes dos Santos
Ler com Foucault: modalidades do saber
em video-aulas de leitura
Carla Luzia Carneiro Borges
Normas de publicação
Expediente
Capa: Reprodução da pintura “Las meninas”, 1656, de Diego Velázquez (1599-1660)
Revista sobre Linguagem e Discurso. O uso das imagens serve apenas ao estudo, de acordo com o artigo 46 da lei 9610. O direito dos textos e imagens pertence a seus autores ou detentores. |