Henrique Magalhães
21/07/2024
Em 9 de julho de 1975 surgiu uma das personagens mais persistentes dos quadrinhos paraibanos. Maria despontava nas tiras com seu humor irônico e irascível, inconformista e contestador.
Primeira tira de Maria
|
Fruto de uma mente inquieta, Maria tornou-se a voz de seu autor, a gritar para o mundo — o mundo dos quadrinhos, ao menos — todo o seu desejo de mudança, contra um sistema cheio de limites e restrições.
Maria nasceu no auge da repressão da ditadura militar, em um contexto conservador e reacionário, mas fustigado por ventos renovadores movidos pela contracultura e pela resistência ao arbítrio e à repressão.
Irreverência desde o início
|
De uma tenaz casamenteira — atitude proativa ante à passividade da mulher —, Maria logo engajou-se na luta pela democracia, mas não só. Tratou de incluir em sua pauta revolucionária o questionamento aos costumes arcaicos, a luta pela liberdade sexual, pelo feminismo, contra o racismo e o preconceito à homossexualidade. Tudo isso com um toque poético, é claro!
Muito tempo se passou, mas Maria continua ativa. Seu quotidiano é fonte de crítica, de reflexão, de provocação, que comumente representa uma gama de leitores apaixonados que a acompanha nessa longa jornada. Maria se mantém atual porque vive com o autor e seu público a vida ordinária que embala a todos. A extraordinária também.
Foco nos conflitos do quotidiano
|
Em 2025 Maria completará 50 anos. Não é pouco para uma personagem de quadrinhos que circulou nos jornais diários paraibanos, lançou-se em revistas e álbuns independentes pela editora Marca de Fantasia e conquistou o público português, pela editora Polvo.
Como de costume, Maria não espera, faz acontecer. O cinquentenário começa já, desde o primeiro dia após os 49 anos. Todos os dias, até 9 de julho de 2025, são parte dos 50 anos de Maria. E assim se constrói essa data emblemática para sua história em quadrinhos, que também o é para o autor e para cada leitor e leitora que se encantam e comungam seu humor, por vezes enfezado, quase sempre espirituoso.
Que viva Maria! Que o ano do cinquentenário lhe seja cheio de graça! Que siga adiante, sem perder a ternura, jamais!
Maria mantem-se atual
|
Assista ao vídeo no YouTube: https://youtu.be/mW1gdEkw4FU |