Relicário Mais   

O sagrado feminino em "Grimório das 4 luas"

Henrique Magalhães
25/07/2023

"Grimório das 4 luas", de Rachel Cosmos, é uma das provas inequívocas do jorro criativo que pode emergir do comumente engessado e burocrático meio acadêmico. Fruto complementar de uma pesquisa de pós-graduação, o álbum de histórias em quadrinhos poético-filosóficas faz vibrar uma energia insubmissa ao questionar exatamente os valores consolidados da sociedade e do imobilismo cultural.

Esse trabalho não surge ao acaso, é a confluência da verve criativa da autora/pesquisadora, que desde cedo se encantou pela leveza e lirismo dos quadrinhos japoneses, bem como pela inquietude do universo da ficção científica, com um transgressor e bem coordenado grupo de pesquisa, o Cria_Ciber, sob o comando do não menos irreverente professor Edgar Franco - o Ciberpajé - no Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual da Faculdade de Artes Visuais, da Universidade Federal de Goiás.

Rachel Cosmos se propôs a estudar o sagrado feminino nas HQs poético-filosóficas, gênero de história em quadrinhos marcado pela subjetividade dos autores e autoras com reflexões metafísicas e filosóficas, além da autorreflexão sobre a própria existência. De inspiração nos inovadores quadrinistas franceses, no Brasil esse tipo pouco convencional de quadrinhos encontrou um grupo de autores/as que deu feição própria ao gênero, transformando-o em uma expressão genuinamente autoral com forte relevância cultural.

A importância desse gênero de quadrinhos com características tão locais quanto universais, tão poéticas e inventivas gerou focos de investigação a se destacar nas academias do país, a exemplo do polo que eclode na produção do Cria_Ciber, cujas pesquisas e produções artísticas têm alimentado uma das séries da editora acadêmica/alternativa Marca de Fantasia, que é um projeto de extensão do Departamento de Mídias Digitais da Universidade Federal da Paraíba, sob nossa direção.

       
Páginas do álbum "Grimórios das 4 luas", de Rachel Cosmos

A série Quadrinhos poético-filosóficos, proposta pelo Professor Elydio dos Santos Neto à editora Marca de Fantasia, conta com 13 títulos de diversos autores e abordagens, e de vários pesquisadores distribuídos pelo país. Essa série, ao mesmo tempo que traz à luz um dos mais instigantes campos de investigação acadêmica sobre a produção artística, fomenta o desenvolvimento de novas pesquisas. O “Grimório das 4 luas”, a partir de sua fundamentação, certamente integrará esse elenco como um trabalho seminal para os quadrinhos poético-filosóficos.

O álbum divide-se em quatro histórias, que na verdade formam um conjunto harmônico e interdependente. O foco é o sagrado feminino e sua relação com a natureza. As HQ exploram a cultura tradicional - não a convencional - calcada na ancestralidade e na transcendência. Nas histórias, o ser humano - em particular sua representação feminina - está em tudo e é o todo em cada elemento do universo. A cultura indígena, a negra e a europeia, que formam nossa essência cultural, transpassam a linearidade do tempo e do espaço para projetar-se em um futuro imaginário, que mergulha na própria imaginação. Esse elemento ficcional extraordinário faz a ligação entre a diversidade cultural, as culturas imemoriais e nosso cotidiano, com a projeção que se avizinha de uma cada vez maior relatividade sobre a concretude material e existencial.

O belo traço da obra de Rachel Cosmos é um elemento a mais na construção das HQ. As histórias fluem com a leveza e liberdade próprias ao gênero poético-filosófico, na composição das cenas, na diagramação das páginas, com base em um texto de uma densidade filosófica e reflexiva que demonstra seu profundo mergulho no universo revelado.


Marca de Fantasia
Julho de 2023
Editor: Henrique Magalhães
  Rua João Bosco dos Santos, 50, apto. 903A. João Pessoa, PB. Brasil
  Cep: 58046-033. Tel (83) 998.499.672

  Contato: marcadefantasia@gmail.com -  https://www.marcadefantasia.com