Edgar Franco: Mestre do Quadrinho Nacional
É com muita alegria que recebo a notícia da atribuição pela Associação de Quadrinistas e Caricaturistas do Estado de São Paulo - AQC-ESP - do Prêmio Mestre do Quadrinho Nacional a Edgar Franco. Transcrevo, a seguir, o depoimento emocionante desse grande artista e ser humano. HM, em 17/03/2022
Caros amigos,
Compartilho com vocês a emocionante notícia de que fui premiado com o Troféu Angelo Agostini de "Mestre do Quadrinho Nacional"! Trata-se da premiação mais tradicional, longeva e importante dos quadrinhos brasileiros.
Só consigo lembrar-me de meu início lá em minha Ituiutaba (MG), incentivado por meu pai a amar os quadrinhos, e do começo nos fanzines publicando minhas HQs ainda na pré-adolescência e emocionando-me com os grandes mestres da HQ nacional que lia principalmente nos quadrinhos de horror da década de oitenta.
E agora fui contemplado com a mesma honraria que alguns dos mestres que tanto admiro como: Flávio Colin, Mozart Couto, Watson Portela, Henrique Magalhães, Elmano Silva, Henfil, Rubens Lucchetti, Maria Aparecida Godoy, Moacy Cirne, Álvaro de Moya, Rubens Cordeiro, Otacilio D'Assunção, Chico Caruso e Paulo Caruso, Luiz Gê, Sônia Luyten, Xalberto, Bira Dantas, Julio Emilio Braz, entre outros como os consagrados Maurício de Souza e Ziraldo.
Minha imensa gratidão a todos os que estiveram comigo em minha trajetória de 50 anos de vida dedicados à arte e a criação. Tudo é fugaz e volátil nessa vida e o que realmente vale a pena é a conexão com as pessoas.
Sempre estive rodeado de seres incríveis, meus pais, minha amada esposa, minha irmã, cunhado e sobrinhos, meus incríveis parceiros e parceiras criativas, meus editores e leitores, meus alunos e alunas, ex-alunos e ex-alunas, orientandos e orientandas, e ex-orientandos e ex-orientandas da PUC-MG, FAV/UFG e PPGACV, os pesquisadores e pesquisadoras de minha obra que escreveram artigos e livros tratando de meus quadrinhos!
Também agradeço a todos os que compõem o rico e incrível universo dos fanzines brasileiros de onde provém minha essência criativa paratópica e libertária! Esse prêmio é de TODOS que estiveram comigo nessa jornada até o momento!
Sinto que estou só no começo e que tenho muito ainda a criar, viver e experienciar!
Minha gratidão também à comissão organizadora do Troféu Angelo Agostini pela generosa deferência. E meus parabéns aos gigantes das HQs que recebem este ano o prêmio de mestres dos quadrinhos nacionais pela honra de figurar ao lado deles: Anita Costa Prado, Edgar Vasques e Renato Aroeira.
A cerimônia de premiação acontecerá de forma remota, no dia 27 de março de 2022 às 16hs, com a presença dos premiados e da equipe da organização do Troféu Angelo Agostini. Será transmitido pelo Youtube da AQC-ESP, neste link:
https://www.youtube.com/channel/UCDAl-y4yjn0Ogx-NxlZ6GpA
Nos vemos lá! |