Relicário
A "Revoluta" continua!
Deise Santos é jornalista e agitadora cultural. Como extensão de suas atividades na produção de eventos, assessoria de imprensa e colaboração na revista Rock Press, criou o blog Cultural Revolução, para divulgar e refletir a cena do rock nacional, entrevistar bandas underground e participar da Feira Moderna Zine.
Foi a partir do Informativo Revoluta, que ela enviava por e-mail para produtores, músicos e interessados em cultura independente, que surgiu em 2008 o site Revoluta (https://revoluta.com), ampliando ainda mais o alcance e a abordagem sobre a cultura underground.
Um dos tentáculos voltou-se para a literatura, com a criação do canal Revoluta no YouTube, em que lançou a série de entrevistas denominada “Eu que fiz”. O canal, que já conta com a participação de dezenas de autores, caracteriza-se pela apresentação de uma obra realizada pelo autor, descrevendo seu processo de criação e interesses no campo literário.
Como bom canal underground, não abriu mão de entrevistar fanzineiros notórios, como Márcio Sno e William Busanello. Os quadrinhos também ganham espaço nesse campo infinito da cultura alternativa. Tive o privilégio de apresentar a produção do álbum “Maria: a vida em turbilhão”, lançado em 2020. O álbum conta com a atualidade dos quadrinhos da personagem, que refletem o cotidiano social e político do país.
A entrevista proposta por Deise e disponibilizada no canal Revoluta traz um painel de meu processo produtivo, minha relação visceral com “Maria" e o que ela representa para mim e para boa parte de seu público. Na altura de mais de 40 anos de produção quase ininterrupta, “Maria" mostra que está mais crítica do que nunca, com o grito de protesto e rebeldia que fala pelas mãos e mente do autor.
Assista a entrevista no link abaixo e divulgue essa extraordinária atividade cultural de Deise Santos com sua Revoluta.
Henrique Magalhães
29/09/2021
https://youtu.be/cM--JsjqbSs
|