Capa das edições 12 e 13 do fanzine Suplemento Acre
Suplemento Acre: a força da palavra
Quando menos se espera, eis que surge uma grata surpresa no universo dos fanzines. Isto me ocorreu por meio do contato de Rômulo Ferreira, de Ouro Preto, Minas Gerais, que me enviou cópias digitais de duas edições do fanzine “Suplemento Acre”, dedicado principalmente às expressões literárias.
A abundância de informações circulantes por meio das mídias digitais criou o paradoxo de tornar o discurso irrelevante. A maioria das mensagens replicadas à exaustão pouco contribuem para a reflexão e o pensamento crítico; é uma avalanche de fofocas, piadas de baixa categoria, preconceitos e notícias falsas que invadem as redes sociais por meio dos incontornáveis smartphones.
Encontrar um fanzine impresso, hoje, remete a um sentimento nostálgico do tempo em que o papel era o meio predominante e barato de fazer circular as ideias. Apesar de custar pouco, os fanzines exigiam dedicação e entrega, representavam a necessidade urgente de quem queria dizer algo, cujo objetivo era a troca de informações e o diálogo. Nada a ver com os torpedos atirados à multidão da comunicação eletrônica instantânea de hoje.
Não só por isso, por representar um instrumento de resistência inserido na atualidade – já que ao lado da edição impressa também temos a digital – o fanzine “Suplemento Acre” se destaca em meio à comunicação massiva e banal. Resgatando o espírito dos bons fanzines, aqueles que faziam da inovação um princípio, tanto no aspecto pessoal e opinativo quanto na produção gráfica, esse fanzine oferece um delicioso passeio pela poesia de jovens autores (não importando a idade), além de contos instigantes e muito bem escritos, pequenas reportagens sobre a trajetória de bandas locais e outras expressões artísticas, como fotografias, ilustrações e cartuns.
Há o elemento experimental na composição das páginas e na elaboração visual de algumas poesias que lembram um tanto da “geração mimeógrafo” dos anos 1970. Essa referência é mais que uma cópia extemporânea, é uma ponte para um momento de criação crítica e engajada de que tanto precisamos hoje.
As edições 12 e 13 do “Suplemento Acre” estão disponíveis na Marca de Fantasia, na rubrica Parceiros, ou podem ser baixadas aqui: Suplemento Acre 12; Suplemento Acre 13.
Henrique Magalhães 01/04/2019