Este é mais um livro da Editora Marca de Fantasia que explora os meandros da pesquisa através do método da análise do discurso. Em tempos de MasterChef nada mais interessante que ler o artigo de Edileide Godoi sobre a identidade da culinária paraibana. Em tempos de perseguição ideológica, nada melhor que rever suas certezas quando JJ Domingos nos fala mais sobre homossexualidade e o discurso religioso.
Também importante, e com diversos highlights interessantes sobre o uso do corpo, vem os textos de Eliza Freitas e Regina Baracuhy, sobre a inclusão do corpo deficiente nas práticas do discurso. Representatividade é a palavra. Menos quando o corpo saudável é manipulado pela mídia para se encontrar um ideal nunca atingido, como Tânia Pereira analisa as capas da revista Veja pensando através do conceito de biopoder de Michel Foucault.
Por último, mas não menos importante, temos uma análise através da análise de discurso nas charges, realizada por Emmanuele Monteiro, que se embrenha na Análise do Discurso francesa de Michel Pêcheux. Em tempos em que tantos impropérios vêm sendo deferidos e desferidos contra o povo por nossos governantes, nada mais útil que usar a análise do discurso como ferramenta de defesa. E de ataque. Estes textos fornecem algumas armas e armaduras.
Práticas Discursivas Contemporâneas, Volume 1:
corpo, Memória e Subjetividade
Por Edileide Godoi, Eliza Freitas, Emmanuele Monteiro,
JJ Domingos, Regina Baracuhy, Tânia Pereira
Texto publicado originalmente em https://www.goodreads.com/review/show/2933721278
Acessado em 12/08/2019.