Obra de Edgar Franco analisada por pesquisadores ingleses
Lançou-se na Inglaterra o livro "Posthumanism and the Graphic Novel in Latin America". A obra é de autoria de pesquisadores PhDs Edward King e Joanna Page, das Universidades de Bristol e Cambridge, dois dos maiores centros de pesquisa do planeta, e analisa o fenômeno pós-humano em quadrinhos criados no Brasil, Argentina, Chile, Uruguai e México.
Os autores dedicaram um dos capítulos do livro às obras de Edgar Franco, focando na análise de produções artísticas transmídia do universo ficcional da "Aurora Pós-humana", dando especial destaque para o álbum em quadrinhos BioCyberDrama Saga – parceria desse autor com o renomado quadrinhista Mozart Couto, com duas edições lançadas pela Editora UFG –, e também para as criações em música eletrônica e as performances cíbridas do Posthuman Tantra, mas trataram brevemente de outras obras como as HQtrônicas e a revista Artlectos e Pós-humanos (Editora Marca de Fantasia).
O capítulo que analisa as obras de Edgar Franco é o sétimo, intitulado "Intermediality and Graphic Novel as a Performance". Os pesquisadores avaliam com propriedade e densidade a concepção de pós-humanismo em sua poética e ideário, detalhando aspectos das paisagens visuais e sonoras das obras, e destacam a FC ciberxamânica proposta por Edgar como algo originalmente latino-americano, fazendo um paralelo com o movimento da FC africana conhecido como Afrofuturismo.
Os autores do livro pediram permissão a Edgar Franco e Mozart Couto para utilizarem na capa da obra uma das artes do álbum em quadrinhos BioCyberDrama Saga. O livro é uma publicação da UCL Press – University College London Press, e sua versão e-book pode ser baixada gratuitamente clicando neste link. A versão impressa pode ser adquirida por meio da UCL Press.
Páginas do livro sobre a obra de Edgar Franco
Publicado originalmente em https://ciberpaje.blogspot.com/2017/07/pesquisadores-phds-de-cambridge-e.html, acesso em 06/10/2019.