É evidente que o estudo de quadrinhos carece de um maior aporte bibliográfico. É também evidente que um dos assuntos menos visado em pesquisas de quadrinhos no Brasil é quadrinho brasileiro. Pensar, então, o quadrinho brasileiro como um objeto de estudo macro, como um todo e uma massa homogênea é ainda mais difícil nesse panorama. Claro, temos de levar em conta que a identidade, a memória cultural e os imaginários sociais são conceitos em permanente mutação. Nenhum deles é estanque e estão sempre sendo reconfigurados à medida que a sociedade progride ou, pior, regride.
Contudo, o esforço de pensar a identidade dentro do quadrinho brasileiro é importante para fortalecer a cena de produção e circulação dessas mercadorias culturais. Por isso o esforço deste livro organizado por Edgard Guimarães possui um valor pioneiro por pensar nessa direção.
Embora o livro tenha alguns problemas de posicionamento e de metodologia de pesquisa, e também esteja pensando o Brasil de 2004, mesmo com a revisão histórica e de estado da arte, ele cumpre um papel importantíssimo ao revelar os quadrinhos brasileiros. O destaque da publicação vai para o artigo de Henrique Magalhães que estuda as tiras em quadrinhos de uma forma que não escape o rigor acadêmico em achismos e certezas, ou declarações raivosas, como fazem alguns dos demais.
O que é História em Quadrinhos brasileira
Edgard Guimarães (org.), Marcelo Marat, César Silva, Gazy Andraus, Edgar Franco
Paraíba: Marca de Fantasia, 2005. 92p. 12x18cm. ISBN 85-87018-53-1
Texto publicado originalmente em https://www.goodreads.com/review/show/2938087479?book_show_action=
false&from_review_page=1, acessado em 16/08/2019.