Mapeando Cenas da Música Pop: Cidades, Mediações e Arquivos, Volume I é um livro importantíssimo não apenas pare se pensar o mapeamento das cidades a partir de sua produção musical, mas também os demais mapeamentos culturais que podem ser realizados. Além disso, o livro também traz o importante texto “Cenas visíveis e invisíveis”, de Will Straw traduzido pela primeira vez em português, que é deveras importante para se pensar o conceito de cena.
O interessante da grande maioria dos artigos presentes nesse livro é como a cena revela uma identidade compartilhada entre aqueles que produzem a cultura e aqueles que consomem esse tipo de cultura. Seja no rock gaúcho, nos raps da COHABs, nos bailões e nos maxixes, existe essa identificação construindo identidades das cidades e dos locais onde essas manifestações se apresentam. Assim podemos perceber que o conceito de cena cultural tem a ver com identidades culturais. Mais do que isso, com memória cultural e que o consumo desse tipo de manifestações nos transforma e nos forma enquanto cidadãos com noções de memória, identidade, comunidade e de diversidade cultural. A cena cultural de uma cidade se assemelha bastante ao funcionamento em miniatura de uma identidade nacional.
Mapeando cenas da música pop: cidades, mediações e arquivos, Volume 1:
Por Adriana Amaral (Org.), Ivan Bonfim, Marcelo Bergamin Conter, Gustavo Daudt Fisher, Fabricio Silveira, Michael N. Goddard
Paraíba: Marca de Fantasia, 2017. 263p. Edição digital. ISBN 978-85-67732-82-4
Texto publicado originalmente em https://www.goodreads.com/review/show/2920266838, acessado em 23/09/2019.