Gazy Andraus, 13/12/2024
(Cria_Ciber-UFG)
yzagandraus@gmail.com
O artezine Sateltotemicus (ou Satelitotem) foi elaborado para ser submetido ao VII SIPACV – Seminário Internacional de Pesquisa em Arte e Cultura Visual, evento realizado entre 26 a 29 de novembro de 2024 na Faculdade de Artes Visuais (FAV) da UFG. Foi uma história em quadrinhos (HQ) poético-fantástico-filosófica que criei anos atrás e a finalizei neste ano corrente, tendo montado o zine com ela, em duas versões impressas: miniartezine e zine de tamanho padrão (formato A-5), além de mais outras 3 versões online (sendo uma sonorizada). Para o SIPACV, a HQ-artezine entrou como Narrativa Visual (NV) tendo um resumo expandido que explicava e também levava às outras 3 versões (sendo que uma delas foi exposta como vídeo na Galeria da FAV).
Haverá nos anais do evento, a publicação de meu resumo expandido, parte integrante desta NV. Porém, antecipo a seguir, o contexto essencial dela, mas advirto que leiam esta parte após ver a narrativa visual acima como HQ, via link da Marca de Fantasia.
Atuando tanto com artezines impressos e também online, a tônica dessa narrativa é uma sequencialização que se apresenta como narrativa visual em 3 possibilidades de leitura (sendo que derivam da principal, a HQ poética) em que um totem vai sendo transformado e se desloca do solo até virar um satélite, dando a entender que ambos se configuram como algo totêmico, um objeto, animal ou planta cultuado como símbolo ou ancestral duma coletividade e satélite (no caso, artificial) que tem por funções tecnológicas essenciais a possibilidade de comunicação e a navegação apresentando-se como meio de extensão à humanidade (lembrando MCLUHAN). Assim, os aspectos simbólicos e míticos que agregam o totem ancestral, como parte de uma história esculpida dos povos, refletem-se na figura de um satélite, como “totem” tecnológico que congrega a matéria-mente como extensão do ser humano hodierno, elevando-se ao espaço cósmico.
A narrativa especialmente se apresenta como uma HQ online (e até foi exposta em sua versão “semi-animada” sonorizada via vídeo na Galeria da FAV, enquanto acontecia o SIPACV) e ao final, três links (e/ou QR Codes) levam respectivamente às versões de Zine expandido como leitura e também à HQ expandida sonorizada. A concepção técnica e artística desta HQ/zine se ancora no traço manual à tinta nanquim preta, com borrões de guache branco para o espaço cósmico(e finalização utilizando o software Photoshop).
Boa totêmica-leitura!
Páginas do zine Sateltotemicus, de Gazy Andraus |
|