Nas paradas Mais   

Troféu HQMix divulga a lista dos vencedores de sua 36a edição

 

Por José Alberto Lovetro
em 21/11/2024

O Troféu HQMIX apresenta os vencedores da sua 36ª edição. Foram 1.710 itens inscritos e mais de 600 obras de trabalhos e produções realizadas em 2023 na área dos Quadrinhos no Brasil, que passaram pela banca do júri oficial, que trabalhou por cinco meses para analisar os concorrentes nas diversas categorias.
Já a segunda fase foi analisada pelo júri nacional, composto por mais de 1.300 profissionais da área de quadrinhos, entre autores, editores, pesquisadores e jornalistas.

A cerimônia de premiação acontecerá no dia 11 de dezembro, às 19h, no Teatro Raul Cortez, do Sesc 14 Bis, em São Paulo, com a apresentação do padrinho do HQMIX, Serginho Groisman, e participação do DJ MZK.

A 36ª edição do Troféu HQMIX tem o apoio do Governo do Estado de São Paulo, da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, do Governo Federal, do Ministério da Cultura e da Lei Paulo Gustavo, e do Sesc São Paulo.

Os ganhadores receberão o troféu Muriel, personagem da cartunista Laerte, que foi convidada a produzir a arte do troféu, representando a transição de gênero de ambas as mulheres: da criadora e de sua criatura.

A tira de Muriel, publicada na Folha de São Paulo a partir de 2004, é considerada pela autora como uma espécie de “batedora que foi na frente de sua mudança visual, meio que sozinha”.

A estatueta deste ano foi produzida pelo artista Bruno Braga, fundador do Instituto Impressão 3D, localizado no município de Jaboatão dos Guararapes – Pernambuco.
 
Grandes Mestres dos Quadrinhos no Brasil

Neste ano, foram escolhidas duas pessoas importantes e pioneiras na produção de quadrinhos com personagens LGBTQIAPN+ no país: Henrique Magalhães e sua personagem Maria, eleita patrimônio cultural imaterial da Paraíba: Maria Espirituosa – ou simplesmente Maria, lançada há quase 50 anos, que foi uma das personagens precursoras em abordar as causas libertárias e de minorias, discutindo as questões de gênero na época em que era quase impossível desenvolver estes temas.

A outra homenageada é Anita Costa Prado, roteirista de quadrinhos que participou de diversas produções na área e criou a personagem Katita em 1995, que sempre lutou por direitos e igualdade de gêneros, tendo sido também desenhada por vários artistas.
 
A lista completa dos vencedores do 36º Troféu HQMIX, escolhidos como os melhores de 2023, está disponível no portal www.hqmix.com.br

https://blog.hqmix.com.br/noticias/lista-dos-vencedores-36a-edicao/
Acessado em 23/11/2024


Marca de Fantasia
Novembro de 2024
Editor: Henrique Magalhães
  Rua João Bosco dos Santos, 50, apto. 903A. João Pessoa, PB. Brasil
  Cep: 58046-033. Tel (83) 998.499.672

  Contato: marcadefantasia@gmail.com -  https://www.marcadefantasia.com