ASPAS lança "Imagens negras nos quadrinhos"
A Associação de Pesquisadores em Arte Sequencial (ASPAS), a mais antiga sociedade científica dedicada ao estudo acadêmico dos quadrinhos na América Latina, estreia sua nova editora com o livro “Imagens Negras nos Quadrinhos: uma História Visual”, do pesquisador sueco Fredrik Strömberg.
O livro será lançado, com a presença de Strömberg, no dia 6 de novembro durante o 1° Encontro Internacional da ASPAS, evento acadêmico que será realizado na Universidade do Estado do Mato Grosso do Sul, em Campo Grande. A edição brasileira ainda conta com prefácio do roteirista Rafael Calça e um texto complementar do pesquisador Elbert Agostinho.
A ASPAS produz e-books acadêmicos desde 2015, de forma esporádica, disponibilizando-os em seu site. A partir de agora, porém, esta produção se tornará constante, desenvolvida formalmente com um comitê editorial formado por membros da associação. A coordenação editorial está a cargo do jornalista e pesquisador Lucio Luiz, editor da Marsupial Editora e membro da diretoria da ASPAS.
Fredrik Strömber durante a Bienal de Quadrinhos de Curitiba de 2023
|
Além de manter a divulgação gratuita no formato digital (parte do objetivo de difusão cultural da associação), os livros da Editora da ASPAS passarão a também ser vendidos sob demanda em livrarias on-line como a Amazon.
O livro “Imagens Negras nos Quadrinhos”, que foi finalista do Eisner Awards, é uma jornada histórica fascinante que narra a representação de personagens negros nas HQs de todo o mundo, desde o forte racismo das primeiras tiras até os dias de hoje, um pouco mais esclarecidos, mas ainda com muito caminho a percorrer. Estão incluídos ensaios e exemplos de cada tira, HQ ou romance gráfico, além de diversos personagens brasileiros com textos exclusivos para a edição nacional.
Fredrik Strömberg é jornalista, autor de livros sobre quadrinhos e acadêmico sueco; Strömberg é também editor-chefe da “Bild & Bubbla”, a maior revista sobre quadrinhos da Escandinávia e a segunda mais antiga do mundo, fundador e atual presidente do Comics Archive , o maior arquivo para a forma de arte de quadrinhos no norte da Europa. É, ainda, membro honorário da ASPAS.
A Associação de Pesquisadores em Arte Sequencial (ASPAS) foi fundada em 31 de março de 2012 em Leopoldina, Minas Gerais, durante o 1º Fórum Nacional de Pesquisadores em Arte Sequencial (FNPAS). Além de congregar pesquisadores multidisciplinares que estudam quadrinhos e humor gráfico, a associação realiza eventos anuais regulares e promove diversas atividades acadêmicas. |