Chamada ao evento com Gazy Andraus, Helder Kawabata,
Vanessa Santos e Márcio Paixão Jr. |
Os artezines - conjecturas paratópicas
Gazy Andraus
03/2024
Os fanzines, desde sua eclosão em 1930 nos EUA por fãs da literatura de ficção científica, têm sido constantemente criados, recriados e se expandido mundo afora: além de serem independentes, situam-se em paralelo a toda a área de publicações (por isso, paratópicos), indo desde zines de quadrinhos, punks, anárquicos, de defesa às minorias, documentais, biográficos, aos poéticos e artísticos (os artezines)!
Também se apresentam desde simples impressos aos formatos mais inusitados (dos micro, mini e e-zines aos formatos maiores, dobraduras e até objetozines), cruzando a fronteira com os livros de artista!
É assim que nesta edição da e-cêntrica farão esta “prosa-zine”, Gazy Andraus (aka GaZine, GO), além de Vanessa Santos (DF) e seus “Tragos Poéticos”, junto a Helder Kawabata (SP) e seus experimentos gráficos “Costuradus”. Todos mediados por Márcio Jr., buscando novas possibilidades e conjecturas para esta arte em constante mutação, mas sempre posicionada paratópica e artisticamente além dos ditames comerciais e editoriais, na esteira de uma expressividade libertária e criativa, enredada numa fraternal troca de ideias (e ideários)!
Chegue mais: 06/04/2024, às 11h, na Vila Cultural Cora Coralina
Ecentrica: https://www.instagram.com/ecentrica/
Inscreva-se gratuitamente em: https://www.even3.com.br/feira-e-centrica-2024/ (presencial) ou no link que está na bio.
Realização: @negalilu
Apoio: Lei Municipal de Incentivo à Cultura da Prefeitura de Goiânia
O que é a feira e-cêntrica
A e-cêntrica é mais do que uma feira de publicações independentes realizada em Goiânia. É uma ação de apoio à revisão do pensamento e das práticas do mercado editorial, conduzida pela negalilu editora.
Em sua sexta edição, a feira reúne 84 expositores/expositoras de cinco estados e do Distrito Federal. São editoras independentes, coletivos criativos, selos literários e artistas gráficos que trabalham com alta qualidade criativa.
Além da exposição e comercialização de livros especiais, zines e artes gráficas, a e-cêntrica também propõe um programa de atividades formativas gratuitas, dedicada a pessoas interessadas no livro, na leitura, na literatura e na poesia. Em 2024, a programação da feira também prevê sarau das minas, miniball e intervenção do grupo Corpo e Voz.
Destaque também para a realização da segunda edição do Palavra Cruzada - Encontro de Escritoras e Escritores Independentes de Goiás e para a exposição coletiva dos artistas Carolina Nogueira (DF), Difavela (SP) e Nestor Jr. (SC).
Esta edição da feira e-cêntrica tem o apoio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura e conta com a parceria da Universidade Federal de Goiás (UFG) e da Vila Cultural Cora Coralina, espaço público gerido pela Secretaria Estadual de Cultura do Governo de Goiás. |