A onda de filmes queer em super-8 da Paraíba
Numa promoção de Cinelimite e Cinemateca Brasileira, em co-apresentação da ABPA e NUDOC (UFPB), realizou-se em 27 de maio de 2023, em duas sessões, a mostra “A onda de filmes queer em super-8 da Paraíba”, com a restauração dessa inusitada e surpreendente produção datada do início da década de 1980.
A primeira sessão, às 17h, apresentou os filmes “Era vermelho seu batom” e “Tá na rua”, de Henrique Magalhães, e “Baltazar da Lomba”, produzido pelo grupo militante gay “Nós Também”. A sessão teve um caloroso debate com Henrique Magalhães, com moderação do cineasta Fábio Leal.
A segunda sessão, às 20h15, exibiu os filmes “Perequeté”, de Bertrand Lira, “Closes”, de Pedro Nunes, e “Miserere Nobis”, de Lauro Nascimento. Pedro Nunes e João Silvério Trevisan participaram do debate em seguida, com moderação de João de Lima Gomes, diretor do Nudoc, e a fotógrafa Malu de Castro.
Este importante evento sob a curadoria de William Plotnik, Glênis Cardoso e Matheus Pestana, fez o resgate da produção cinematográfica independente paraibana mostrando aos cinéfilos a ousadia temática e conceitual de um pequeno grupo de cineastas paraibanos, mas aguerrido em suas ideias contestadoras e subversivas.
|