Maria e a comunicação global
Sob a direção do Professor Carlos Alberto Torres, o Instituto Paulo Freire está situado na UCLA - Universidade da Califórnia, Los Angeles. A entidade tem um projeto em Aprendizagem Global e Educação para a Cidadania Global que conta com a chancela da Cátedra Unesco. Além de cursos e grupos de estudo que visam aprofundar o pensamento de Paulo Freire - patrono da Educação no Brasil - o Instituto divulga suas ações nos Estados Unidos da América e em suas reverberações pelo mundo por meio da publicação Global Commons Review, que tem sua terceira edição lançada no inverno de 2023.
A revista, que circula em formato digital, é editada pelo Paulo Freire Institute, cujo editor é Carlos Alberto Torres. Conta com os editores associados Ana Elvira Steinbach Torres e Henrique Magalhães; a assistente editorial Debbie Shin e a editora assistente especial Michaela Ensweiler. Além das seções “Global Citizenship Education: topics and learning objectives”, “Regional Stories: Africa, Asia, Europe, Middle East, The Americas”, “Field of Study”, “Gallery" e “Unesco's Themes”, a revista dedica também espaço para o humor, em que figura a personagem “Maria”, de Henrique Magalhães.
O prestigioso espaço dedicado à personagem paraibana em uma publicação global voltada à educação e cidadania eleva o trabalho do cartunismo local a um patamar extraordinário, fazendo ecoar sua mensagem de reflexão e crítica sobre a realidade e os conflitos do quotidiano. “Maria" abre-se ao mundo assim como procura contribuir, ao sem modo, para manter vivo o legado do grande educador Paulo Freire.
Acesse a revista em https://www.globalcommonsreview.org/
|