Maria ganha terceiro álbum em Portugal
No mais importante evento dedicado aos quadrinhos em Portugal - o AmadoraBD - e um dos mais prestigiados do mundo, a personagem humorística “Maria”, de Henrique Magalhães, foi contemplada com o lançamento do álbum “Maria: vida ordinária", numa iniciativa da editora portuguesa Polvo.
Capa do álbum lançado pela editora Polvo |
Com boa acolhida entre os portugueses, esse é o terceiro volume com tiras e pranchas da personagem a ser lançado por Rui Brito, editor da Polvo. A produção conta com a participação da editora paraibana Marca de Fantasia, que tem longa trajetória na edição independente no Brasil.
Em 2021 a Marca de Fantasia já havia lançado uma edição com as pranchas de Maria produzidas nesse ano, mas a edição portuguesa não se restringe a reeditar esse álbum. Rui Brito teve o cuidado de produzir um álbum totalmente novo, mais adequado ao público português no que tange o perfil personagem brasileira.
O cuidado editorial de Rui visou não só atingir a empatia do público de seu país, mas dar conformidade e continuidade aos lançamentos anteriores, mantendo rigorosamente os padrões estéticos e conceituais empregados. Esta edição forma um conjunto harmonioso em nível de conteúdo, bem como nos detalhes minuciosos do projeto gráfico.
Esse cuidado com a produção revela o esmero e a aguçada visão editorial de Rui Brito, que acompanha o desenvolvimento dos quadrinhos brasileiros desde a década de 1980. Rui tem se destacado como o maior editor de nossos quadrinhos na Europa, abrindo largas portas para os mais importantes autores do país.
O álbum “Maria: vida ordinária” trata dos conflitos políticos e sociais enfrentados pelo Brasil nos últimos anos, mas não se restringe à realidade nacional. Henrique Magalhães tem tido o cuidado de criar um humor que seja ao mesmo tempo local e universal na medida em que muito dos conflitos de nossa vida quotidiana transpassa as efemérides circundantes para o contexto global - ou depende dele, ainda que em muitos casos haja particularidades intransponíveis.
O Festival Internacional Amadora BD ocorreu na cidade de Amadora, que se situa na área metropolitana de Lisboa, entre os dias 20 e 30 de outubro de 2022. O acolhimento carinhoso e o profissionalismo esmerado da produção do festival garantem um evento exemplar, rico nas mostras de quadrinhos de todo o mundo, essencial nos debates e iluminado pela múltiplas sessões de lançamentos de livros e dedicatórias.
HM, 02/11/2022
Os três álbuns de Maria lançados pela Polvo
|
|
Um grande público prestigia o festival |
Estande da editora Polvo, com Rui ao cento, em vermelho. |
Rui Brito com Bernardo Majer, premiado com o álbum "Estes dias", editado pela Polvo |
|