Imaginário! 22-23
Chamada de trabalhos

A revista Imaginário! tem por objetivo a difusão de artigos acadêmicos, ensaios, resenhas e entrevistas sobre História em Quadrinhos, Artes Gráficas e Artes Visuais, promovendo a interdisciplinaridade com outros domínios afins. Foram lançadas 21 edições com a participação de pesquisadores e membros de grupos de estudos de instituições de ensino superior de todo o país.

Fazemos a chamada de trabalhos para as edições 22 e 23, a ser editadas em setembro e dezembro de 2021. O envio de material para avaliação tem fluxo contínuo, contudo, para a próxima edição receberemos colaborações até 30 de agosto. Os trabalhos enviados posteriormente serão encaminhados para avaliação para as edições seguintes.

Além de artigos, ensaios, resenhas e entrevistas, a revista contempla também a publicação de quadrinhos autorais e experimentais, como os poético-filosóficos e tiras reflexivas, bem como memoriais descritivos sobre o processo de criação. Esta categoria não precisa submeter-se ao viés acadêmico, mas deve guiar-se pela inovação da arte e investigação de novas linguagens gráficas e textuais.

Solicitamos ampla divulgação desta chamada, bem como das edições já lançadas, que se encontram disponíveis gratuitamente em seção exclusiva no sítio da editora Marca de Fantasia (https://www.marcadefantasia.com/imaginario.html).


Imaginário!
Normas de publicação

Imaginário! é uma revista eletrônica produzida pela editora Marca de Fantasia em associação com o Namid - Núcleo de Arte, Mídia e Informação, projeto de extensão do Departamento de Comunicação da UFPB - Universidade Federal da Paraíba, com trabalhos dirigidos aos profissionais e estudantes de Comunicação e Artes, em diálogo acadêmico com outras áreas do conhecimento num empenho de construção interdisciplinar.

Organiza-se nas sessões

1. Memória – Resgate da obra dos mestres e dos núcleos de produção representativos.
2. Estado das artes – Artigos, ensaios e entrevistas sobre a atualidade e projeção das artes gráficas e visuais, representadas pelas histórias em quadrinhos, humor (cartum, charge, caricatura), animação, fanzine, grafite e games, bem como expressões da cultura pop.
3. Entrevista.
4. Resenha.
5. Experimento – Histórias em quadrinhos poético-filosóficas, experimentais, tiras.
6. Ensaio visual – Reflexões e relatos sobre processos criativos e de construção artística.

Podem participar da revista Doutores, Mestres, doutorandos e mestrandos, graduandos acompanhados por um professor orientador, bem como profissionais da área. Aceitam-se trabalhos inéditos em revistas ou livros, podendo ter sido apresentados em eventos da área ou publicados em anais. As afirmações, opiniões e conceitos expressos são de responsabilidade dos autores. Todos os textos serão submetidos ao Conselho Editorial, que tem autonomia para avaliá-los de acordo com os critérios da revista.

Os textos devem ter a seguinte formatação:

a) Entre 10 e 15 páginas incluindo as referências, ilustrações, quadros, tabelas e gráficos, digitados no formato A4 em arquivo Word, fonte Times New Roman, corpo 12, espaçamento 1.5.
b) Incluir título, resumo (máximo de oito linhas, com tema, objetivo, método e conclusão) e palavras-chave, com tradução para o espanhol, francês ou inglês. No final do trabalho, adicionar endereço completo, titulação, vínculo acadêmico ou profissional, telefone e email.
c) Entrevistas e resenhas com até seis páginas, incluindo, no caso da resenha, a capa da publicação enfocada.
d) As ilustrações devem vir dentro do arquivo de texto.
e) Entram nas Referências apenas os autores e obras citados no texto, conforme as normas atualizadas da ABNT.
f) Citações curtas (até três linhas) são incorporadas ao texto, transcritas entre aspas, com indicação das fontes.
g) Citações longas são transcritas em bloco com entrelinhas simples e recuo de 4 cm da margem esquerda, com corpo 11, sem aspas, com indicação das fontes. Exemplo: (PRADO, 2007, p. 23).
h) Anexos e apêndices serão incluídos somente quando imprescindíveis à compreensão do texto.

Os artigos aprovados e não selecionados serão encaminhados a nova seleção para as edições seguintes.
Os autores cedem gratuitamente os direitos de reprodução dos artigos e ilustrações à publicação.
O conteúdo dos artigos e demais textos publicados é de responsabilidade única e exclusiva dos autores e não representam necessariamente a opinião do corpo editorial da revista.

Recebemos colaborações em fluxo contínuo, que devem ser enviadas exclusivamente para <marcadefantasia@gmail.com>.


Marca de Fantasia
Julho de 2021

  Editor: Henrique Magalhães
  Rua Maria Elizabeth, 87/407 João Pessoa, PB. Brasil. 58045-180
  Tel.: (83) 998.499.672

  Pedidos por transferência ou depósito bancário:
  Banco do Brasil.
  Agência 1619-5, Conta 41626-6. Chave Pix: (83) 998499672.
  Envie por e-mail cópia do comprovante de depósito e o endereço para entrega.

  Contato: marcadefantasia@gmail.com -  https://www.marcadefantasia.com