Quadrinhos independentes: a cena brasileira
Um livro sobre a cena dos quadrinhos autorais, sua história, influências e seus profissionais
Por Renan Rivero
Ao caminhar pelo Beco dos Artistas, em um festival de quadrinhos nacionais, constatei a esmagadora verdade: Os quadrinhos autorais estão crescendo aceleradamente.
Anos depois, quando iniciei minha pesquisa de mestrado na Faculdade de Belas Artes do Porto, aquele pensamento ainda permanecia comigo levantando inúmeras outras questões...
“O que faziam aqueles artistas?”
“Como produziam suas obras?”
“Como era a relação deles com as editoras?”
“Qual era a história dos quadrinhos no Brasil?”
“Como nós havíamos chegado até esse momento?!”
No entanto, se no âmbito pessoal eu enxergava um crescimento da cena artística, no campo público as notícias eram de crise. Crise editorial – livrarias e megastores anunciavam o fim de suas atividades e fechavam suas portas.
O contraste entre o crescimento do cenário autoral e o encolhimento do mercado tradicional foi o ponto de partida que me motivou a abrir as páginas dessa história.
QUADRINHOS INDEPENDENTES: Histórias da Cena Brasileira é o resultado desta pesquisa que conta os fatos históricos ocorridos no mercado brasileiro de quadrinhos e suas influências, e apresenta entrevistas com treze profissionais da cena alternativa nacional, a fim de ouvir suas visões e experiências como produtores da emergente cena no país.
Apoie o projeto no Catarse:
https://www.catarse.me/quadrinhos_independentes