Fanzinar
A proposta deste minizine surgiu-me como um insight em maio de 2019 ao assistir ao trailer do programa “The Creative Brains” (https://creativebrainmovie.com/).
Assim, juntei ao Dia Nacional do Fanzine esta homenagem em forma de pequeno zine com a conjugação completa em língua portuguesa do verbo criado “fanzinar” (um “neoverbismo”), para quem quiser começar a usar o verbo, ilustrando-o com desenhos como contribuição de vários autores e zineiros do país, o qual lanço nesta data comemorativa.
Este formato de minifanzine tem se tornado clássico, pois numa simples folha de papel sulfite A-4 dobrada em 8 quadrantes, pode-se ter uma mini-revista (minifanzine) a custo muito baixo de fotocopiagem. Neste caso, resolvi usar o verso também, recheando de ilustrações temáticas pertinentes ao universo dos fanzineiros (e muitos dentro da área dos quadrinhos).
Para ter este minizine “Fanzinar” é muito fácil – baixe o pdf na mesma folha com a frente e o verso e depois dobre-a 3 vezes que você terá os 4 quadrantes (ou 8 páginas). Mas para dar certo, após as 3 dobras, volte 2 dobras e corte um lado central com a tesoura, para a seguir, redobrá-la novamente (neste vídeo https://youtu.be/SOCFCRVLGBw vocês veem como podem montá-lo, após baixá-lo em pdf).
Boa fanzinagem a todos (e agradeço a Henrique Magalhães por abarcar este minizine “Nas Paradas” de seu site Marca de Fantasia)
Gazy Andraus (yzagandraus@gmail.com, gazyandraus@ufg.br), 12/10/2020
Baixe o minizine aqui