Maria no Museu da Diversidade Sexual
A partir de 8 de junho de 2019 acontece no Museu da Diversidade Sexual, na Estação República do Metrô de São Paulo a exposição Devassos no Paraíso: o Brasil mostra sua cara, inspirada no livro Devassos no Paraíso, de João Silvério Trevisan. O livro lançado em 1986 e relançado em 2018 (4a ed.) traz um longo ensaio antropológico sobre as várias facetas da homossexualidade no país, bem as intervenções do estado sobre essa orientação sexual.
A exposição comemora os 50 anos da Revolta de Stonewall, que deu origem ao movimento LGBT+ nos Estados Unidos da América, espalhando-se pelo mundo. Dentre os itens da exposição consta uma história em quadrinhos em formato de cartão postal com a personagem Maria, de Henrique Magalhães.
Considerada a primeira personagem a tratar sobre a homossexualidade feminina nos quadrinhos brasileiros, Maria esteve engajada por meio de seu autor no movimento homossexual que aflorou no país no final da década de 1970 e início dos anos 1980. Maria foi uma das expressões do grupo gay paraibano Nós Também, referenciado no livro de Trevisan.
Um dos painéis da exposição em que figura o cartão postal de Maria.
Foto de Anita Costa Prado