Gênero e representação nos quadrinhos
Temas cada vez mais presente na sociedades, representação e gênero serão também abordados nos quadrinhos no curso ministrado por Gabriela Borges, jornalista, mestre em antropologia e criadora do site Mina de HQ. O curso faz parte da programação da megaexposição Quadrinhos, no MIS, em São Paulo, e ocorrerá entre os dias 4 e 27 de fevereiro às segundas e quartas-feiras, das 19h às 22h no Auditório LabMis, avenida Europa, 158, São Paulo.
Segundo Gabriela, o objetivo é “mostrar as HQs como ferramenta potente no debate sobre direitos humanos, diversidade, igualdade e equidade de gênero, sexualidade e raça. 2019 vai ser um ano cheio de desafios no Brasil e arte política terá um papel fundamental”. O curso terá a participação das quadrinistas Helô D’Ângelo, de São Paulo, e Lila Cruz, de Salvador, e de Daniela Cantuária, fundadora da editora e loja de quadrinhos Ugra Press.
Fruto de um trabalho persistente de Gabriela Borges, com participação em importantes eventos no Brasil e na Argentina, Mina de HQ é um selo independente que une pesquisa, curadoria e produção de conteúdo, organização de cursos e eventos com o objetivo de popularizar HQ feitas por mulheres, pessoas trans e não binárias do Brasil e do mundo. HM (sobre nota de imprensa). 18/01/2019
Contatos com Gabriela: (11) 98134.8166,
www.gabiborges.com.br,
minadehq@gmail.com.
Veja abaixo a apresentação do curso no traço de Helô D’Ângelo.