© Lewis Trondheim & 9eART+

Fanzines brasileiros em Angoulême-2019

Angoulême, na França, já se tornou um ponto de encontro habitual para o fandom brasileiro. No mais importante festival dedicado aos quadrinhos na Europa, marcamos presença com nossa produção há anos, mostrando não só a qualidade de nossos fanzines como a capacidade de articulação e difusão que nos move.

Este ano são duas publicações a representar a edição independente brasileira: Maria Magazine e Peibê. São propostas de coletividade, condição para a participação do “Prix de la bande dessinée alternative” no Festival International de la Bande Dessinée d’Angoulême – FIBD. Maria Magazine é uma revista deste redator dedicada a sua principal personagem, mas que reúne a cada número outros autores de tiras humorísticas, além de textos referenciais ao tema. A revista é editada anualmente pela editora paraibana Marca de Fantasia, que conta com vasto histórico no campo da edição independente.


Maria Magazine e Peibê, fanzines brasileiros em Angoulême

Peibê é uma das publicações do projeto IFanzine, coordenado pelo cartunista Alberto de Souza no Instituto Federal Fluminense Campus Macaé. O fanzine reúne obras de autores amadores oriundas das oficinas ministradas pelo editor nessa instituição. O trabalho de Alberto se destaca pela visibilidade proporcionada aos novos autores e pela aplicação da edição independente como instrumento pedagógico.

Como se deve realçar, independentemente da premiação, a participação dos fanzines brasileiros em Angoulême já é em si relevante. Em um certame que reúne fanzines de várias origens do mundo, estar entre os selecionados confere aos participantes status por fazer parte da seleção de um dos maiores fóruns mundiais do gênero.

Veja no texto abaixo, em tradução livre, como o site ActuaBD, da França, se reporta ao Prêmio da História em Quadrinhos Alternativa do FIBD.

Henrique Magalhães


FIBD 2019: os candidatos ao Prêmio da História em Quadrinhos Alternativa

Quem pode suceder à revista Bien, Monsieur? O Festival Internacional de la Bande Dessinée d’Angoulême atribui desde 1982 um Prêmio da história em quadrinhos alternativa, destinado a recompensar e encorajar a edição de fanzines, essas revistas publicadas por um ou mais autores apaixonados por desenho que desejam trabalhar com toda a independência por meio de estruturas associativas ou não-profissionais.

Esta será, portanto, a 38a vez que o prêmio será entregue, na noite do sábado 26 de janeiro, quando da cerimônia de entrega dos “Fauves” (a estatueta que contempla os melhores de várias modalidades dos quadrinhos – nota do tradutor). O júri presidido por Philippe Morin, primeiro contemplado e editor do (fanzine) PLG, é composto para a ocasião e agrupa tanto mulheres quanto homens – como os outros júris do FIBD – todas e todos especialistas no fanzinato. O premiado receberá uma bolsa de 500 euros ofertada pelo SEA, Syndicats des éditeurs alternatifs.

A particularidade desse Prêmio é a inscrição a sua candidatura. Cada coletivo que queira participar tinha que enviar nove exemplares de seu fanzine antes do dia 15 de dezembro de 2018. A chamada à candidatura é aberta ao mundo inteiro, o que permite a cada ano descobrir autoras e autores de todos os horizontes. Se França e Bélgica são os países mais representados entre os premiados, a Slovênia com Stripburger (2001) e a Letônia com Kuš! (2012) foram notadamente contemplados.

Este ano nada menos que 33 fanzines estão presentes! Eles vêm de onze países (França, Bélgica, Suíça, Itália, Portugal, Croácia, Israel, Líbano, Canadá, Brasil e Taiwan). Segue a lista:

Baie des Machines, Banzai, Bento, La Bouche du Monde, Bubble Gomme, Cabot Comics, Décomposition, Egoscopic, Fantome, Freak Show Comix, Gorgonzola, J’Apprends Magazine, Marsam, Men Only, Novland, Scarce, Speedball, Y a pas de titre?!, Zebra (França); La Buche (Suíça); Comix Street Journal (Bélgica); Experimentation (Líbano); Hideout/Visula Stories, Volcano (Israel); Komikaze (Croácia); Lok Zine (Itália); Monsoon (Taiwan); Vimana (Canadá); Nodoa Negra, Pentagulo, Portugese Small Press Catalog (Portugal); e Maria Magazine, Peibe (Brasil).

Tradução de Henrique Magalhães do site “ActuaBD”, que pode ser visto em

https://www.actuabd.com/+FIBD-2019-les-candidats-au-Prix-de-la-bande-dessinee-alternative+?fbclid=IwAR3WOTlqBYRjB1fQgj6lsm-JaGtQmluZ6zL04dGQxX00WKNPm9C_DxyO9QY#forum. Acessado em 24/01/2019.





Marca de Fantasia
Janeiro de 2019

  Editor: Henrique Magalhães
  Rua Maria Elizabeth, 87/407 João Pessoa, PB. Brasil. 58045-180
  Tel.: (83) 998.499.672

  
  Pedidos por transferência ou depósito bancário:
  Banco do Brasil.
  Agência 1619-5, Conta 41626-6.
  Envie por e-mail cópia do comprovante de depósito e o endereço para entrega.

  Contato: marcadefantasia@gmail.com
  www.marcadefantasia.com