Nas paradas
Quadrinhos intuados 2018
Agosto é mês de “Agosto das Letras”, evento de amplo espectro no campo da literatura promovido pelo Governo do estado da Paraíba por meio da Funesc - Fundação Espaço Cultural José Lins do Rego. Dentro do evento há espaço dedicado aos quadrinhos, que ganha corpo e importância por sua proposta renovadora.
Trata-se de “Quadrinhos Intuados”, promovido pela Gibiteca Henfil, órgão da Associação Marca de Fantasia administrado pelo Espaço Cultural. Subtitulado “Encontro Regional sobre Histórias em Quadrinhos”, em sua quarta edição em 2018, o certame reúne quadrinistas de praticamente todo o Nordeste para debater o fazer artístico.
Nesta edição tivemos a abertura em 24 de agosto com exposição da obra e bate papo com Shiko na Galeria Archidy Picado. Dias 25 e 26 aconteceu, no ambiente da Gibiteca Henfil, a oficina “Fazendo quadrinhos”, com Janaína de Luna, diretora da editora Mino. Dia 25 houve ainda a mesa redonda “Criação em quadrinhos: contextos editoriais”, com Henrique Magalhães, Christiano Mascaro e Janaína de Luna, bem como a “Feira cria”, de arte impressa e publicações independentes.
Já no dia 26, domingo, último do evento, houve a mesa redonda “Traçados e projeções: a impetuosa relação entre cinema e quadrinhos”, com Marcelo Soares, André Dib e Carol Almeida. O público seleto e bastante participativo opinou sobre vários aspectos do universo dos quadrinhos procurando, principalmente, buscar caminhos para a viabilização da produção local e regional.
Henrique Magalhães |