Henrique Magalhães em conferência na Universidade da Califórnia

Yes, we have Maria

Penetrar o seio de outra cultura é sempre uma ousadia e um risco. Tratando-se de humor, então, o nível de complexidade se torna quase instransponível pelas peculiaridades que essa expressão implica. Com Maria tenho experimentado ultrapassar as fronteiras de uma obra tão arraigadamente calcada na cultura brasileira para mostrar um grau de universalidade que conduz ao reconhecimento do potencial dessa criação.

Após a publicação de dois álbuns pela editora portuguesa Polvo, a conquista de melhor álbum de tiras humorísticas no Festival Internacional de Banda Desenhada de Amadora, Portugal, de participar frequentemente da seleção do Festival Internacional de Bande Dessinée d`Angoulême, França, na categoria publicação independente ou fanzine e de estar no prelo de uma revista em quadrinhos argentina, chegou a hora de Maria falar inglês, dando mais um salto em sua polifonia.

A imersão de Maria na língua inglesa não poderia ser de forma mais adequada. Pelo seu histórico combativo, de personagem politizada e contestadora, sua relação com a formação da cidadania torna-se a característica mais marcante de sua criação. Desse modo, ao participar da Conference on Global Citizenship Education: Comparative Perspectives foi um privilégio que engrandece a contribuição de Maria para o pensamento crítico não só local, mas em nível internacional.


Excerto do poster do evento na Universidade da Califórnia

A conferência ocorreu em 8 de fevereiro na UCLA Faculty Center (Universidade da Califórnia, Los Angeles, EUA) e teve como organizador o Professor Doutor Carlos Alberto Torres, que também dirige a Cátedra UNESCO UCLA de Ensino e Educação para a Cidadania Global (UNESCO UCLA Chair in Global Learning and Global Citizenship Education). Dentre os participantes contou-se com os pesquisadores Doutores Daniel Schugurensky (Arizona State University, USA), Peter Lownds (Riordan School of Education, Walden University), James Wilkie (Research Professor Emeritus, Department of History, UCLA), Sofia Lerche Viera (Visiting Scholar - Lemann Center - Stanford University), Aly Juma (Associate Director, Paulo Freire Institute and Director, Happyland School, USA), Ana Elvira Steinbach Torres and Dr. Henrique Magalhães (Associate Editors of the Global Commons Review, e Jason Dorio (UCLA and California State University - Long Beach).

A participação de Maria no evento se deu por meio da apresentação “Maria: a global citizen”, pelo autor Henrique Magalhães (Universidade Federal da Paraíba, Brasil), com tradução simultânea do Dr. Peter Lownds (Riordan School of Education, Walden University). Conte-se que as tiras da personagem, bem como os textos complementares da apresentação já tinham sido traduzidos para o inglês, num exercício de adaptação linguística e contextual deveras criativo.


Um dos quadros da mostra de Maria

Traçou-se um histórico da personagem desde a primeira tira à produção atual, destacando a sincronia não só com a realidade da política e da cultura brasileira contemporânea como também os elementos que demonstram sua universalidade. O caráter crítico e contestador de Maria gerou um debate entre os participantes do evento, que a partir de sua apresentação vislumbram o desenvolvimento do campo de investigação do humor como contributo à educação para a cidadania global.


Time brasileiro em Topanga Canyon, California: Sofia Lerche,
Ana Elvira Steinbach Torres, Henrique Magalhães e José Domingos

Outro momento importante foi a participação do autor na reunião de trabalho do Paulo Freire Institute, coordenado pelo Professor Dr. Carlos Alberto Torres. Henrique Magalhães insere-se no contexto desse importante grupo de estudos e promoção cultural como editor associado, juntamente com a Professora Ana Elvira Steinbach Torres, da Global Commons Review. A primeira edição da revista conta com a estreia de Maria com página inteira em língua inglesa. Não poderia haver melhor porta de entrada para o universo anglófono que pelo renomado Paulo Freire Institute e por uma das mais importantes Universidades do mundo. HM


Sofia Lerche, José Domingos, Daniel Schugurensky, Henrique Magalhães e Carlos Torres


Marca de Fantasia
Março de 2018

  Editor: Henrique Magalhães
  Rua Maria Elizabeth, 87/407 João Pessoa, PB. Brasil. 58045-180
  Tel.: (83) 998.499.672

  
  Pedidos por transferência ou depósito bancário:
  Banco do Brasil.
  Agência 1619-5, Conta 41626-6.
  Envie por e-mail cópia do comprovante de depósito e o endereço para entrega.

  Contato: marcadefantasia@gmail.com
  www.marcadefantasia.com