Cabeças de Papel 4
A quarta edição do Cabeças de Papel aconteceu entre os dias 17 e 19 de janeiro de 2018 em Fortaleza, Ceará. Com o tema “Ideias flamejantes”, o evento organizado por Fernanda Meireles aconteceu no Porto Iracema e Dragão do Mar, reunindo entusiastas por fanzines e publicações independentes.
Cabeças de Papel é um dos mais representativos eventos de promoção dessas quase sempre efêmeras publicações alternativas. Além de estimular a produção, visa também o debate sobre as formas de comunicação e artes gráficas que circulam à margem do mercado editorial, bem como a formação, com oficinas de criação.
Fernanda Meireles registrando um dos momentos do evento
Trabalho ao mesmo tempo militante e apaixonado, a iniciativa de Fernanda Meireles, que conta com um entourage bastante fiel e entusiasta, acontece desde 2005, de forma intermitente, mas sempre vigorosa. A produção de fanzines em Fortaleza tem uma história bem particular, que conta em sua trajetória com a incontornável criatividade da poeta, educadora, e fanzineira Fernanda Meireles.
Para esta edição tivemos a presença de Rodrigo Costa Lima, Renan Costalima, Rômulo Silva, Henrique Magalhães e Márcio Sno, “todos com muita história para contar envolvendo criação, produção, difusão, zines, arte, gente, construção de rede, experimentação, papel, papel e papel”, como reforçou Fernanda em sua rede social.
Henrique Magalhães e Márcio Sno...
havia uma árvore no meio do caminho
Márcio Sno apresentou sua sabedoria na criação de microzines em uma oficina que se mostrou imperdível, bem como lançou a Trilogia da separação, uma caixa minúscula com três microzines de sua autoria sobre o tema. Henrique Magalhães traçou o caráter transgressor da personagem de quadrinhos Maria e falou sobre a editora Marca de Fantasia. Rômulo Silva discorreu sobre seu trabalho social com a edição de fanzines. Os irmãos Rodrigo e Renan apresentaram processos de impressão alternativos.
Rômulo Silva apresenta sua obra engajada
O evento totalmente gratuito contou ainda com a sessão coletiva de criação “Preciso me comunicar com você”, com a impressão de originais aberta aos participantes; sob o planetário do Dragão do Mar houve dois dias da Feira Índice, em que foram expostos os fanzines e outras produções em papel.
É sempre um prazer voltar a Fortaleza e ter a acolhida super aconchegante de Fernanda Meireles. Para participar de mais um Cabeças de Papel, então, não podia haver motivo melhor; no mais, foi sensacional viver uns dias ensolarados nessa cidade tropical e trocar experiências com tanta gente vibrante e criativa que ainda valoriza os fanzines.
HM, em 08/03/2018