Apresentação
A revista Imaginário!, produzida pela editora Marca de Fantasia e pelo projeto de extensão do Namid - Núcleo de Arte e Mídias Digitais, do Departamento de Mídias Digitais da Universidade Federal da Paraíba, tem por objetivo estimular a produção acadêmica e contribuir para a discussão sobre História em Quadrinhos, Artes Visuais e outras manifestações culturais afins.
Publicam-se artigos, ensaios, entrevistas e resenhas de Doutores e Mestres, bem como de graduados e pós-graduandos acompanhados de professor orientador. Contamos com a participação de pesquisadores de todo o país, que atestam a qualidade dos estudos nessas áreas, sobretudo sobre as HQ em suas várias manifestações linguísticas e editoriais.
Reafirmamos o propósito de dar visibilidade a pesquisas produzidas em vários níveis acadêmicos, desde a Graduação até a Pós-Graduação. Apesar dessa amplitude – que nos parece salutar, mas que poderia comprometer a profundidade dos artigos –, procuramos o rigor na seleção dos trabalhos, ao mesmo tempo que buscamos democratizar o acesso à revista, estimulando os jovens a se dedicarem com afinco a suas pesquisas.
A primeira edição da Imaginário! saiu em outubro de 2011 e adquiriu periodicidade semestral a partir da segunda edição, sendo lançada sempre em junho e dezembro. A opção pela edição digital tem como objetivo a difusão irrestrita da revista e a facilidade de acesso ao conteúdo. Esse formato possibilita o uso de cores, que seria impraticável pelo custo no suporte impresso. Inicialmente a revista era uma atividade do Grupo de Pesquisa em História em Quadrinhos - GPHQ do Programa de Pós-Graduação e Comunicação da UPFB.
Com a aposentadoria em outubro de 2017 do Professor Henrique Magalhães, editor da Imaginário!, a revista seguiu vinculada ao Departamento de Mídias Digitais da UFPB e à Associação Marca de Fantasia, entidade cultural sem fins lucrativos que abriga a editora Marca de Fantasia. Como projeto de extensão do Namid, a revista foi representada pelo Professor Paulo Henrique Souto Maior Serrano, mas continuou sendo editada por Magalhães. Em junho de 2023 foi lançada a edição 26, fechando o ciclo de produção da revista.
Henrique Magalhães |