Apresentação
Nova edição de PSIU mantendo uma bimestralidade relativa. Pretendida como uma edição somente digital, agora tem também a versão impressa disponível na loja Kalimazine. O número 4 já estava na loja, agora foi acrescentado o número 5. Espero logo chegar a lançar simultaneamente as edições digitais e impressas. Vamos ver.
Participantes desta edição
A edição começa, na página 3, com mais uma participação de Luiz Iório, colaborador constante de PSIU, para nossa satisfação, com a HQ Mundo dos Sonhos.
Na página 11 começa uma sequência recente de tiras de Maria, feitas num formato que facilita a publicação em página inteira de revista. Henrique Magalhães produz a série Maria desde 1975, em jornais, fanzines, livros e álbuns, e atualmente também para os meios virtuais.
A partir da página 23, apresento algumas HQs enviadas pelo autor angolano, radicado em Portugal, Agonia Sampaio, com quem mantive breve contato em meados dos anos 2000. Das 4 HQs que me enviou, as duas mais curtas eu publiquei no QI nº 78 (jan/fev/2006) e nº 97 (mar/abr/2009). As duas maiores, não foi possível publicar devido ao espaço limitado do QI. Publico agora as quatro. Agonia Sampaio tem publicado ativamente nos fanzines e revistas portuguesas desde final do século passado. Destaque para seus álbuns, O Recomeço e Ekko, publicados pela editora Escorpião Azul. No Brasil, teve um trabalho publicado na revista digital Giby, dedicada aos quadrinhos ibero-americanos. Também teve tira publicada em um jornal de Santa Maria, RS.
Nas páginas 35 e 36, publico dois trabalhos de Maurício de Sousa, que colaborou involuntariamente com a capa desta edição. O primeiro é uma página de Hiroshi e Zezinho. Não sei onde foi publicada, acho que foi numa revista dedicada ao agronegócio, na década de 1960. O segundo é uma página do Diário da Noite, de 15 de janeiro de 1964. Notar que Maurício ocupava a página com 4 tiras diferentes.
Entre as páginas 37 e 44, apresento 3 histórias publicadas na revista Enciclopédia em Quadrinhos, da editora RGE, que teve 16 números entre abril de 1956 e julho de 1957, cada edição com 20páginas. Uma resposta da RGE à revista Ciência em Quadrinhos publicada pela editora Ebal com 32 númerosentre outubro de 1953 e setembro de 1958. Só que enquanto a Ebal usava material importado provavelmentetodo de procedência norte-americana, a RGE colocou seu quadro de desenhistas para produzir todas as históriascom os roteiros e orientação de professores da área. Nas HQs assinadas, aparecem os nomes de GutembergMonteiro, Marco Antonio, Renato Silva, Ares, Flavio Colin, Humberto Reis e Getulio Delphim. Selecionei trêsHQs que tratam de temas que nos interessam: O Desenho Através dos Tempos, Como se Faz uma História em Quadrinhos e Como se Imprime uma Revista.
A partir da página 45, mais uma sequência de HQs de J. Carlos protagonizadas por Carrapicho, Goiabada, Jujuba e Lamparina, publicadas entre os números 1396 e 1415 de O Tico-Tico, entre 16 de setembro e 16 de novembro de 1932. São todas HQs de 1 página publicadas no miolo da revista. No número anterior, publiquei uma série de tiras, Clara e Gorô, que foram criadas a partir de um episódio de Mundo Feliz, meu primeiro romance gráfico. Reproduzo, a partir da página 65, este capítulo, que foi o 13º da série, publicado originalmente no QI nº 63, de julho/agosto de 2003. O capítulo tem uma certa independência, mas é melhor compreendido no contexto do romance.
Na última página da edição, a capa desse número 63 do QI.
Edgard Guimarães
|