Editorial

Há aproximadamente treze anos, em agosto de 82, eu publicava meu primeiro fanzine, o no 1 de “PSIU”, este somente com trabalhos meus, HQs, cartuns e textos sobre quadrinhos. A fórmula que adotei foi mais ou menos a da revista “Eureka”, da Editora Vecchi, muita HQ variada e muito artigo. Era esse o conceito que eu tinha de uma boa revista de quadrinhos, e procurei segui-lo quando me propus a publicar minha própria edição. Era meu objetivo fazer “PSIU” semestral, mas fenômenos até hoje não explicados, coisas incompreensíveis como preguiça e desânimo, fizeram com que o no 2 só saísse em meados de 85, já com colaborações de diversos outros quadrinhistas. A coisa teria seguido nesse ritmo se eu não tivesse sido incentivado, por Flávio Calazans, em 87, a editar “PSIU” especial de quadrinhos mudos, edição que ficou pronta em 88. Pegado o jeito para os especiais, editei o livro “DEUS” em 89, o álbum “ECO LÓGICO” em 91, o livreto “Na Ponta da Língua” em 92, o “Escroteiro Entrevistado”, em parceria com Laudo, em 93, e o livro “Rubens Lucchetti & Nico Rosso” em 94. Mas, e o no 3 de “PSIU”? Em 85 mesmo, logo após sair o no 2, comecei a prepará-lo, ainda na ilusão de conseguir semestralidade. Somente em 90 eu me conscientizei de que eu não dava conta de editar coisas do tipo de “PSIU”. Juntei minhas últimas forças e fiz sair o no 3 do jeito que estava, só para encerrar “PSIU” numa trilogia. Mas em 85 eu já tinha em minhas mãos outros trabalhos que não entrariam no no 3 e que seriam para um “PSIU" no 4. E continuei recebendo por algum tempo outras colaborações, tudo coisa do mais alto nível, e que foram se acumulando comigo sem chegarem a conhecer a impressão no papel e a impressão do leitor. Em 92, Fabio Mór me alertou para os 10 anos da publicação do “PSIU” no 1, e que isso merecia uma edição comemorativa. Era a oportunidade de publicar tudo aquilo que estava comigo e que já tinha ficado tempo demais no ineditismo. Comecei a preparar a edição, estava com ela quase pronta, novos fenômenos misteriosos incidiram, aí em 93 comecei a editar o “Informativo de Quadrinhos Independentes”, a co-editar diversos álbuns de quadrinhos, a imprimir fanzines para outros editores…
Resumindo, a Edição Comemorativa de “PSIU” está agora em suas mãos, só que foi preciso colocar na capa o adendo “13 Anos”.

E podem também constatar, pelo nível do material aqui presente, quão grande foi minha falha em não ter feito esta edição antes.

Boa Leitura!
Edgard Guimarães

   
Páginas do fanzine "PSIU" n. 13

  Marca de Fantasia - Junho de 2024
  Editor: Henrique Magalhães
  Rua João Bosco dos Santos, 50, apto. 903A. João Pessoa, PB. Brasil. 58046-033
  Tel.: (83) 998.499.672
  Contato: marcadefantasia@gmail.com
  https://www.marcadefantasia.com