Apresentação

Voltamos com um novo número de PSIU, depois de ficar um bimestre sem lançar uma edição.

Embora não houvesse a promessa de bimestralidade, foi conseguida desde o nº 8. Mas a falha em um bimestre foi compensada pelo lançamento de O Melhor do Quadrinhos Independente, uma edição caprichada com o que se fazia de melhor nos Quadrinhos Independentes até o ano 2000. De volta a esta edição, mais uma boa seleção de quadrinhos atuais e resgates de quadrinhos de outras épocas.

A partir da página 3, Luiz Iório apresenta novos trabalhos seus na linha da ficção científica, as HQs Empoderados, Epidemia e O Que Deu Errado?.

Nas páginas 15 a 18, uma amostra do trabalho de Rogério de Souza, cartunista e ilustrador que teve presença ativa nos jornais da região de Mogi das Cruzes. Em 2001, uma seleção de seu trabalho em tiras e cartuns foi reunida em Mogizinho, Outros Garotos e Alguns Marmanjos, volume 10 da Coleção das Tiras, Coração, publicação da editora Marca de Fantasia.

Nas décadas de 1980 e 90, mantive intenso intercâmbio com quadrinhistas independentes e recebi muitos trabalhos de vários autores. A partir da página 19, apresento a HQ A Cela, de Edvan Bezerra, na época ativo autor e editor de fanzines. Não sei dizer onde esse trabalho foi publicado antes.

Já nas páginas 27 a 30, apresento exemplos da série Abaporu, de Denohá, com quem mantive breve contato na época e de quem não tenho mais informações.

No final da década de 1980, Ofeliano de Almeida, já um artista consagrado, começou a publicar HQs curtas (3 e 4 páginas) na revista masculina Ele & Ela. Histórias coloridas, com temática sexual, mas com um capricho inesperado nos roteiros, resultando em pequenas obras-primas. Um álbum reunindo essas páginas seria o de se esperar, mas não aconteceu. Apresento três histórias a partir da página 31, O Encontro, O Salvamento e Gueneuer e Launcelot.

Também publicada em uma revista masculina, cujo nome não consegui identificar, é a HQ apresentada a partir da página 41, Aurora de Minha Vida, de Nilson Azevedo, conhecido autor de muitos trabalhos com destaque para a tira Caravela, publicada em álbum pela editora Marca de Fantasia. Nilson foi o autor das HQs didáticas dos livros de inglês adotados no ensino fundamental, em minha época.

Na página 45, mais algumas ilustrações de José Carlos Neves, quadrinhista, ilustrador, hoje com um grande catálogo de venda de DVDs de filmes, seriados, animações etc. E na página 46, mais um trabalho de Sergio Más, autor argentino bastante presente nos fanzines brasileiros de alguns anos atrás.

A partir da página 47, mais uma sequência de HQs de J. Carlos, estreladas por Carrapicho, Goiabada, Jujuba e Lamparina, publicadas em O Tico-Tico nºs 1354 a 1373, de 16 de setembro de 1931 a 27 de janeiro de 1932. Foi uma sequência ininterrupta de HQs de uma página cada, publicadas sempre na capa da revista, com exceção das capas dos nºs 1371 e 1372, que formam uma história de 2 páginas.

No início da década de 1970, botei na cabeça fazer desenho animado, sem ter a menor noção de como fazer isso e os recursos para tal. Mas criei para tal fim alguns personagens que fossem fáceis de desenhar.  Assim surgiu Afonso e sua turma de insetos, com os quais fiz dezenas de tiras na época. Anos depois, com o traço um pouco melhor, tentei refazer as tiras. Refiz apenas seis, apresentadas nas páginas 67 e 68, junto com a sétima incompleta e mais uma avulsa feita a lápis numa página de apostila.

No nº 10 de PSIU, mostrei cartuns feitos por Carlos Ortega, quadrinhista e fanzineiro argentino que manteve grande intercâmbio com autores brasileiros. Na penúltima página, mostro matéria que saiu sobre ele na revista Tarzan nº 39 (fev/1976) da Ebal. E na última página, capas de seu fanzine Ché Loco, edições muito bem feitas, com HQs de novos autores, matérias e informações sobre o mundo dos quadrinhos.

Edgard Guimarães

   
Páginas do fanzine "PSIU" n. 12

  Marca de Fantasia - Junho de 2024
  Editor: Henrique Magalhães
  Rua João Bosco dos Santos, 50, apto. 903A. João Pessoa, PB. Brasil. 58046-033
  Tel.: (83) 998.499.672
  Contato: marcadefantasia@gmail.com
  https://www.marcadefantasia.com