Apresentação
PSIU volta em seu oitavo número no formato digital. Continua a recuperação de histórias em quadrinhos de publicações antigas e também de material que recebi para publicação em fanzine e que não foi publicado na época. Mas a revista está aberta para trabalhos atuais de quem quiser colaborar.
Participantes desta edição
Luiz Iório continua prestigiando esta revista, a partir da página 3, desta vez com uma seleção de trabalhos curtos, de uma ou duas páginas: O Último Desejo, Gênese, Terra de Gigantes, Dia das Bruxas e Vai Dar Praia?, estas duas últimas com a Agente Laranja, criação de André Carim.
A partir da página 11, César Silva, de quem apresentei uma HQ no número anterior, volta também com uma seleção de trabalhos curtos: Poder, Pós Guerra, Destino: Lua, Aliens!, Novas Lendas e O Homem e o Poço, esta com roteiro de Rosevaldo Alves.
Nas páginas 19 e 20, algumas tiras antigas de Lincoln Nery, com seus personagens Jucal e Sevenray, com a participação especial de seu super-herói Jou Ventania.
Alexandre Albuquerque trabalhou com animação, publicou a tira Hotel Babel em jornais de Minas Gerais e colaborou com o álbum Eco Lógico. As HQs curtas Desespero, Duas Páginas e Vôo Noturno, publicadas a partir da página 21, saíram no fanzine Repórter HQ.
Como já disse, possuo alguns originais que me foram presenteados por autores com quem mantinha contato desde a década de 1980. A partir da página 27, apresento a HQ Inferno Verde de Jadson José Oliveira Araújo, quadrinhista paraense que começou publicando em fanzines, teve histórias publicadas no Brasil nas revistas Mephisto no 3, HQ no 4, e seguiu carreira, com o nome Jack Jadson, produzindo para a Marvel e DC, como desenhista e principalmente como arte-finalista em HQs de Thor, Vingadores, Aves de Rapina, Titãs, Liga da Justiça, etc. Mais recentemente publicou algumas edições independentes no Brasil.
Na página 32, um original que recebi de Ivone Vebber, poeta e agitadora cultural, que publicou durante muito tempo o jornal Entreamigos, além de várias coletâneas poéticas.
Quando Henrique Magalhães começou a editora Marca de Fantasia, fizemos uma parceria para publicar uma coleção, chamada Das Tiras, Coração, dedicada aos produtores independentes de tiras de quadrinhos. Vários volumes foram publicados. No entanto, por algum motivo, cheguei a montar dois volumes que não chegaram a ser editados. Um deles com uma antologia da tira Barata Está Morto! de Alberto Benett, que começou publicando no fanzine Cabeça de Garagem, publicou durante muito tempo na imprensa paranaense, além da revista independente Zongo Cômiques. Nas páginas 33 e 34, uma amostra de suas tiras.
A partir da página 35, mais uma sequência de capas de O Tico-Tico com trabalhos de J. Carlos. Começa na capa do n. 1228, de 17 de abril, até o n. 1252, de 2 de outubro de 1929. Neste intervalo houve alguns números que não estavam disponíveis na Biblioteca Nacional e outros cujas capas foram feitas por outro autor. A maioria das páginas traz HQs completas com Carrapicho, Jujuba e Lamparina. Uma curiosidade. A capa do no 1244 traz uma ilustração com a figura de Lamparina em destaque, com um desenho que talvez não tenha sido feito por J. Carlos. Isso já havia acontecido no n. 1211.
A partir da página 55, mais uma curiosidade de minha lavra. Quando ainda moleque, tive uma fase de pintar camisetas. Fazia principalmente para mim, mas cheguei a fazer algumas para os amigos vizinhos. De todas, sobraram apenas alguns desenhos e algumas camisetas, que são mostrados aqui.
Na última capa, mais um original que recebi, este de Júnior Lopes, que no início da década de 1990 publicou o fanzine Pico de Pena, com suas ilustrações, HQs, grafismos e caricaturas. Na página anterior, um retrato de Júnior, que fiz e enviei a ele em retribuição ao original.
Edgard Guimarães
Páginas do fanzine PSIU n. 8, de Edgard Guimarães |
|