Apresentação

Voltamos com mais um número de PSIU no formato digital. Este número saiu rápido. Os próximos dependerão de eu conseguir colaborações em número suficiente.

Participantes desta edição

A partir da página 3, Rodinério da Rosa apresenta a HQ Infância, publicada originalmente na revista Made in Brasil no 2, em 1991. Em seguida, na página 8, a HQ Desgarrados, publicada na revista Made in Brasil no 3, em 2001.

Luiz Iório participa mais uma vez, a partir da página 9, com a HQ Meu Nome é Cheng!, nova aventura da Agente Laranja, criação de André Carim. E logo em seguida, com uma criação própria, Xandra, a Mercenária, na aventura Xandra e os Gigantes.

Dennis Oliveira me enviou a HQ A Bruxa de Stonedale há alguns anos, mas não pude publicá-la na época. Agora é apresentada a partir da página 17.

Em meados da década de 1970, um autor fez uma rápida e marcante passagem pelos Quadrinhos brasileiros. Seu nome: Franklin Horylka. Estreou uma tira chamada Quadradinhos no jornal Folha de S. Paulo em 9/7/1974. A série durou apenas cerca de 9 semanas, em 11/9/1974 foi publicada a última tira, sem maiores explicações. Neste período também foram publicadas duas páginas coloridas no suplemento Quadrinho do mesmo jornal. Estas 47 tiras e as duas páginas estão apresentadas a partir da página 29.

Na página 42, duas ilustrações de Eduardo Marcondes Guimarães, antigo colaborador do QI, com uma mistura de traço caricatural com fotos. Uma ilustração dessa série foi capa do livro Peregrinos Místicos, lançado por Eduardo em 2010 através do Amazon.

No número anterior foi apresentada uma aventura de Jujuba, Carrapicho e Goiabada em que caíram numa ilha habitada por uma tribo de selvagens antropófagos. No final, acabaram sendo libertados pelo rei que lhes deu uma piroga para voltarem para casa e de presente uma negrinha. Este último capítulo, publicado no no 1174 de 4/4/1928 da revista O Tico-Tico mostra a estreia de Lamparina, a personagem mais conhecida e carismática de J. Carlos. Nesta primeira imagem não tinha nome nem figura reconhecível. Mas 3 semanas depois, ela apareceu já bem definida, em forma e conteúdo, e nesta página recebeu as boas vindas da própria revista e seus personagens famosos. Daí em diante foram só estrepolias e tentativas de fugas, uma delas já mostrada no no 4 de PSIU. Apresentamos a partir da página 43, as histórias de J. Carlos feitas entre os nos 1177 e 1199, de 25/4/1928 a 26/9/1928, uma coleção de histórias curtas estreladas por Jujuba, nem todas com a presença de Lamparina. Neste período, J. Carlos fez outros trabalhos com outras figuras.

Na página 53, como uma curiosidade, como seria a capa da revista Top! Top! no 26, produzida por Henrique Magalhães, em fevereiro de 2010, número dedicado ao meu trabalho. Por algum motivo resolvi fazer outra ilustração, que foi efetivamente usada como capa da publicação, mostrada na página 54.

É bastante conhecida a série O Gaúcho feita por Júlio Shimamoto e publicada originalmente na Folhinha de S. Paulo a partir de seu primeiro número, em 8 de setembro de 1963. Mas é quase desconhecida a HQ avulsa feita por Shimamoto, Tico e o Tesouro do Corsário, publicada no no 23 da Folhinha, em 9 de fevereiro de 1964, apresentada aqui na página 55. Na última capa, uma ilustração de Capitão 7 feita por Júlio Shimamoto em 2008, enviada por Rod Tigre.

Boa leitura!
Edgard Guimarães


  Marca de Fantasia - Janeiro de 2024
  Editor: Henrique Magalhães
  Rua João Bosco dos Santos, 50, apto. 903A. João Pessoa, PB. Brasil. 58046-033
  Tel.: (83) 998.499.672
  Contato: marcadefantasia@gmail.com
  https://www.marcadefantasia.com