Editor: Henrique Magalhães
Rua Maria Elizabeth, 87/407
João Pessoa, PB. 58045-180
Brasil
Tel: (83) 998.499.672

Pedidos por transferência ou depósito bancário:
Banco do Brasil
Agência 1619-5
Conta 41626-6.

Envie por e-mail cópia do comprovante de depósito e o endereço para entrega.

Contato
marcadefantasia@gmail.com
www.marcadefantasia.com

Janeiro de 2017

Top! Top! 26 - Edgard Guimarães

Top! Top! 26
Edgard Guimarães

Editor: Henrique Magalhães
Paraíba: Marca de Fantasia, fevereiro 2010. 52p. 14x20cm.
ISSN 1415-8558
Veja preço em Revistas.

Baixe a edição digital: toptop-26-digital
ISSN 2177-1391

A odisseia de Edgard Guimarães

Desde 1995 o fanzine Top! Top! vem se dedicando à análise e divulgação dos quadrinhos brasileiros, seja apresentando novos autores, seja resgatando a história dos mestres de nossos quadrinhos. Dessa forma, já foram veiculadas as obras de Klévisson Viana, Edgar Franco, Marcio Baraldi, Edu Manzano e Luciano Irrthun, bem como dos veteranos Jô Oliveira, Edgar Vasques e Flavio Colin. A fórmula é simples e eficaz: uma longa entrevista sobre a trajetória do autor no universo dos quadrinhos e uma boa amostragem de seu trabalho, que situe o leitor sobre sua importância na área. Além disso, eventualmente há artigos sobre quadrinhos por colaboradores e articulistas, a seção Chamada Geral, com resenhas sobre outras publicações independentes e a seção Lero-lero, com a opinião dos leitores – excepcionalmente ausente nesta edição 26.

Há muito se tinha em mente uma edição do fanzine com Edgard Guimarães. Este autor e editor já tinha participado da edição 9 do fanzine, com um longo artigo e a capa, mas fazia falta um mergulho em sua obra, tão ampla, persistente e essencial. Ao atingir o feito de chegar à centésima edição de seu fanzine QI , Edgard tornou-se pauta obrigatória para o Top! Top! , pela importância do evento e por ser um ponto de inflexão de seu trabalho. Há meses Edgard vem discutindo com os leitores os rumos de sua publicação, num processo dinâmico e interativo próprio ao gênero fanzine, cujos dados foram jogados para o público, que deve decidir sobre a continuidade ou não da publicação.

A edição 26 do Top! Top! traz uma longa entrevista com Edgard Guimarães, gestada em alguns meses de intensa troca de informações. O texto final foi elaborado depois de várias revisões e acréscimos, processo necessário para contemplar a amplitude do trabalho do autor. Edgard é um excelente quadrinista com domínio tanto do texto quanto do desenho. Já editou fanzines memoráveis, como a série Psiu , produziu e distribuiu fanzines para outros editores e há quase duas décadas publica com regularidade exemplar o fanzine QI (anteriormente chamado IQI ), em que traz resenhas de quase tudo o que é lançado de forma independente no país, bem como quadrinhos e opinião dos leitores.

Além da entrevista, que traça o percurso do autor/editor no meio dos quadrinhos, a edição é ricamente ilustrada com trabalhos de diversas fases de criação de Edgard. Sem dúvida, esta é uma edição que pode contribuir para a reflexão sobre os quadrinhos brasileiros, em particular para os que se interessam pelo estudo das publicações independentes.

H. Magalhães

   Mais Top! Top! pela Marca de Fantasia
Top! Top! 21
Jô Oliveira
Entrevista com Jô Oliveira. Resenha sobre o álbum BioCyberDrama e cartum de Más.
Top! Top! 22
Klévisson Viana
Entrevista com Klévisson Viana. Artigo sobre o trabalho premiado de Anita Prado.
Top! Top! 23
Edgar Vasques
Entrevista com Edgar Vasques. Textos de Matheus Moura e Nobu Shinen.
Top! Top! 24
Marcio Baraldi
Entrevista com Marcio Baraldi. Cartuns e HQ de Más, Baraldi e Edgard Guimarães.
Top! Top! 25
Edgar Franco
Entrevista com Edgar Franco, quadrinhos de Edgar Franco, cartum resenhas e cartas.