Editor: Henrique Magalhães
Rua Maria Elizabeth, 87/407
João Pessoa, PB. 58045-180
Brasil
Tel: (83) 998.499.672

Pedidos por transferência ou depósito bancário:
Banco do Brasil
Agência 1619-5
Conta 41626-6.

Envie por e-mail cópia do comprovante de depósito e o endereço para entrega.

Contato
marcadefantasia@gmail.com
www.marcadefantasia.com

Janeiro de 2017

Top! Top! 23 - Edgar Vasques

Top! Top! 23
Edgar Vasques

Editor: Henrique Magalhães
Paraíba: Marca de Fantasia, outubro 2007. 40p. 14x20cm.
ISSN 1415-8558
Veja preço em Revistas.

Rango é, sem dúvida, o personagem mais conhecido de Edgar Vasques. Nascido em plena ditadura militar, Rango com sua fome crônica e cavalar, incomodava o sistema político, que se mantinha na base da censura e do ufanismo. As tiras de Rango faziam frente com uma legião de quadrinhos de humor e contestadores que marcaram a época, dando voz aos cartunistas e traduzindo a angústia do povo com relação ao regime de exceção.

A obra de Edgar Vasques, contudo, vai além das tiras de Rango. Seu trabalho também teve a difusão nacional quando adaptou para os quadrinhos as histórias d'O Analista de Bagé, criado por Luís Fernando Veríssimo. Tanto Rango quanto O Analista, tiveram livros e álbuns que registraram o virtuosismo desse autor gaúcho.

Mas Edgar enveredou ainda por outras experimentações gráficas, com histórias em quadrinhos pouco conhecidas do grande público e, de forma excepcional, com sua incursão na técnica da aquarela, produzindo ilustrações como a que figura na capa do fanzine. Os quadrinhos e demais expressões gráficas exploradas por Edgar formam o corpo da entrevista, que é a matéria principal dessa edição do Top! Top! Em complemento, temos amostras significativas de seu trabalho para rememorar e conhecer.

O fanzine apresenta também uma resenha de Matheus Moura sobre o livro que comemora os 35 anos de Rango, lançado em 2005 pela L&PM. O pesquisador Nobuyoshi Shinen faz um balanço dos livros teóricos sobre quadrinhos lançados no país em 2006. A seção Chamada Geral traz resenhas do melhor que é lançado no meio independente; a seção Lero-lero mostra a opinião dos leitores. Fechando a edição, temos um cartum do argentino Sergio Más e tiras de Valdevino, personagem do paraibano Raoni Xavier.

H. Magalhães

   Mais Top! Top! pela Marca de Fantasia
Top! Top! 18
Gazy Andraus
Artigo de Gazy, HQ e cartuns de Napoleão, Más, Manoel Macedo e Ângelo Pastro.
Top! Top! 19
Henrique Magalhães
Artigo de Iramir sobre os 30 anos de Maria. Entrevista com Sidney Gusman. Cartum de Más.
Top! Top! 20
La Productora
Atigo sobre HQ argentina. HQ e cartuns de Manzano, Napoleão e Más.
Top! Top! 21
Jô Oliveira
Entrevista com Jô Oliveira. Resenha sobre o álbum BioCyberDrama e cartum de Más.
Top! Top! 22
Klévisson Viana
Entrevista com Klévisson Viana. Artigo sobre o trabalho premiado de Anita Prado.