Editor: Henrique Magalhães
Rua Maria Elizabeth, 87/407
João Pessoa, PB. 58045-180
Brasil
Tel: (83) 998.499.672

Pedidos por transferência ou depósito bancário:
Banco do Brasil
Agência 1619-5
Conta 41626-6.

Envie por e-mail cópia do comprovante de depósito e o endereço para entrega.

Contato
marcadefantasia@gmail.com
www.marcadefantasia.com

Janeiro de 2017

Top! Top! 20 - La Productora

Top! Top! 20
La Productora

Editor: Henrique Magalhães
Paraíba: Marca de Fantasia, janeiro 2006. 24p. 14x20cm.
ISSN 1415-8558
Veja preço em Revistas.

A edição do fanzine Top! Top! de janeiro de 2006 faz um balanço de alguns dos principais eventos que agitaram a cena dos quadrinhos e da produção independente em 2005. Além disso, analisa a trajetória da editora Marca de Fantasia nesse ano, com sua intensiva produção.

O grande acontecimento em termos de latinoamérica ficou com a realização do festival Frontera, organizado pelos dinâmicos rapazes da editora independente La Productora, de Morón, na grande Buenos Aires. Frontera reuniu em novembro em torno de 150 expositores não só dos países latino-americanos, mas também da Europa e dos Estados Unidos. O evento contou com palestras, audiovisuais, lançamentos de publicações e a presença de inúmeras pequenas editoras. O objetivo de Frontera foi discutir meios de ação conjunta para a promoção dos quadrinhos autorais dos países do continente, estabelecendo um intercâmbio de informações e publicações.

O resultado do festival não poderia ser mais promissor. Além do inquestionável êxito, já se programa para o primeiro semestre deste ano mais um encontro, provavelmente no Paraguai. A editora Marca de Fantasia esteve presente no Frontera, com quadrinhos e um estande de venda de publicações. Numa prévia do que aconteceria no festival, nos reunimos em outubro com os organizadores em Morón e Buenos Aires para uma animada confraternização e estreitar de laços.

Outro evento marcante aconteceu em Fortaleza. O seminário Cabeças de Papel: zines e protagonismo agrupou muita gente na forte cena fanzineira do Ceará. Foram debates sobre vários aspectos da cultura alternativa, de cinema a fanzine, com oficinas e lançamento de publicações. O seminário coroa o trabalho competente desempenhado pela ONG Zinco - Zine Corporation.

A parte textual do fanzine firma-se como predominante, onde se pode exercer a prática jornalística, a crítica, a resenha, os comentários dos leitores. Mas temos também cartuns e quadrinhos. O argentino Sergio Más, sempre presente, valorizando o editorial do fanzine, é acompanhado por Edu Manzano, com uma HQ curta e por Napoleão Gaby, que neste número nos apresenta uma personagem humorística, em tiras.

Henrique Magalhães

   Mais Top! Top! pela Marca de Fantasia
Top! Top! 12
Edu Manzano
Entrevista e HQ de Edu Manzano. Cartum de Más, artigo de Valcir.
Top! Top! 16
Sergio Más
Entrevista com Sergio Más. Cartuns e HQ de Más e Napoleão Gaby.
Top! Top! 17
Cristovam Tadeu
Entrevista com Cristovam Tadeu. HQ de Tadeu, cartum de Más, artigo de José Valcir.
Top! Top! 18
Gazy Andraus
Artigo de Gazy, HQ e cartuns de Napoleão, Más, Manoel Macedo e Ângelo Pastro.
Top! Top! 19
Henrique Magalhães
Artigo de Iramir sobre os 30 anos de Maria. Entrevista com Sidney Gusman. Cartum de Más.