Editor: Henrique Magalhães
Rua Maria Elizabeth, 87/407
João Pessoa, PB. 58045-180
Brasil
Tel: (83) 998.499.672

Pedidos por transferência ou depósito bancário:
Banco do Brasil
Agência 1619-5
Conta 41626-6.

Envie por e-mail cópia do comprovante de depósito e o endereço para entrega.

Contato
marcadefantasia@gmail.com
www.marcadefantasia.com

Janeiro de 2017

Top! Top! 18 - Gazy Andraus

Top! Top! 18
Gazy Andraus

Editor: Henrique Magalhães
Paraíba: Marca de Fantasia, junho 2005. 24p. 14x20cm.
ISSN 1415-8558
Veja preço em Revistas.

A edição 18 do fanzine Top! Top! traz um texto especial onde habitualmente temos uma entrevista com um autor. O quadrinhista e pesquisador Gazy Andraus, doutorando em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo, faz uma criteriosa observação sobre a utilização da linguagem dos quadrinhos nas artes plásticas e visuais, em particular nas apresentadas na Bienal de São Paulo, ocorrida no final de 2004.

Para Gazy, “a história em quadrinhos possui a ambivalência e o estatuto de ser, de todas as manifestações artísticas, a menos reconhecida e estudada, e por isso, a mais incompreendida e alvo de inumeráveis e infundados preconceitos. Contudo, sua influência pode repercutir em todas as expressões humanas, inclusive na arte, como fica demonstrado nesta Bienal através de vários trabalhos, trazendo propositalmente ou não, elementos da linguagem dos quadrinhos, reforçados principalmente, e em particular, por três trabalhos gráficos, e mais um quarto manifestado em vídeo, presentes no segundo andar do pavilhão desta grande exposição de nível internacional.”

O autor cita os desenhos dos irmãos Gintautas e Mindaugas Lukosaitis feitos a lápis, em papel sulfite A-4, dispostos em sequência narrando a resistência lituana ocorrida há 50 anos, cuja natureza conspiratória não deixou nenhuma imagem registrada das lutas. Os desenhos, que fazem as vezes de registro fotográfico, são uma verdadeira história em quadrinhos sem texto, em que cada folha registra uma cena em grafite artístico, e num estilo realista.

Gazy segue exemplificando com detalhes a influência exercida pelos quadrinhos em várias expressões artísticas da atualidade, num texto repleto de ilustrações. Numa imprensa tão voltada ao factual, o autor contribui para aguçar a reflexão sobre as histórias em quadrinhos e as artes, com uma visão crítica e analítica.

O fanzine traz ainda um poema ilustrado de Manoel Macedo, uma HQ de Napoleão Gaby e cartuns de Sergio Más e Ângelo Pastro. Completam a edição um texto de Edgar Franco, sobre a revista Kário, de Jean Okada, e as seções Chamada Geral, de resenhas, e Lero-lero, com a opinião dos leitores.

H. Magalhães

   Mais Top! Top! pela Marca de Fantasia
Top! Top! 12
Edu Manzano
Entrevista e HQ de Edu Manzano. Cartum de Más, artigo de Valcir.
Top! Top! 16
Sergio Más
Entrevista com Sergio Más. Cartuns e HQ de Más e Napoleão Gaby.
Top! Top! 17
Cristovam Tadeu
Entrevista com Cristovam Tadeu. HQ de Tadeu, cartum de Más, artigo de José Valcir.
Top! Top! 19
Henrique Magalhães
Artigo de Iramir sobre os 30 anos de Maria. Entrevista com Sidney Gusman. Cartum de Más.
Top! Top! 20
La Productora
Atigo sobre HQ argentina. HQ e cartuns de Manzano, Napoleão e Más.