Editor: Henrique Magalhães
Rua Maria Elizabeth, 87/407
João Pessoa, PB. 58045-180
Brasil
Tel: (83) 998.499.672

Pedidos por transferência ou depósito bancário:
Banco do Brasil
Agência 1619-5
Conta 41626-6.

Envie por e-mail cópia do comprovante de depósito e o endereço para entrega.

Contato
marcadefantasia@gmail.com
www.marcadefantasia.com

Janeiro de 2017

Top! Top! 14 - Eduardo Barbier

Top! Top! 14
Eduardo Barbier

Editor: Henrique Magalhães
Paraíba: Marca de Fantasia, jul. 2002. 20p. 14x20cm.
ISSN 1415-8558
<Esgotado>

Nos últimos anos nossos fanzines têm se espalhado por outras terrar por intermédio de intercâmbio entre editores e festivais de quadrinhos, com particular inserção em Portugal, Espanha e França. A proposta de troca de publicações e a atenção reservada por Fernando Vieira, de Portimão, Portugal, abriram novas perspectivas para nossa fanedição.

Agora, Eduardo Pinto Barbier, com sua editora no sul da França, propõe a realização de edições conjuntas e bilíngues com os brasileiros. Para revelar seus promissores projetos, entrevistamos esse jovem quadrinhista franco-brasileiro, a que dedicamos este número.

Nascido em Belém, Pará, Eduardo Barbier partiu para a França para conhecer a boca do mundo deixando uma experiência bastante viva na fanedição brasileira. Quando dessa entrevista, em setembro de 2001, Eduardo estava com 27 anos. Começou no mundo dos fanzines com 15 anos, ao participar da primeira Oficina de Histórias em Quadrinhos na Casa da Linguagem, que é um centro cultural de Belém. O resultado da oficina foi a edição de um fanzine que se chamou A Boca no Mundo.

A Boca tinha, inicialmente, quatro editores e mais uns vinte colaboradores. Com o tempo, ficaram só os que eram realmente fanáticos pelo fanzine, inclusive com a participação de Marcelo Marat, que veio fazer parte do grupo.

Saíram quatro edições d’A Boca no Mundo. O quarto número, aos 19 anos, foi o de sua despedida do Brasil, quando decidiu morar na França. No entanto, já no número três, Eduardo editava A Boca sozinho.

Na França, quando se sentiu à vontade com a língua, Eduardo partiu para a tradução d’A Boca, levando os quadrinhos brasileiros para terras gaulesas. Em abril de 1998 saía o primeiro número de La Bouche du Monde, e se iniciava um ambicioso projeto de intercâmbio e fomento da produção independente de quadrinhos, como nos conta nesta edição.

H. Magalhães

   Mais Top! Top! pela Marca de Fantasia
Top! Top! 12
Edu Manzano
Entrevista e HQ de Edu Manzano. Cartum de Más, artigo de Valcir.
Top! Top! 16
Sergio Más
Entrevista com Sergio Más. Cartuns e HQ de Más e Napoleão Gaby.
Top! Top! 18
Gazy Andraus
Artigo de Gazy, HQ e cartuns de Napoleão, Más, Manoel Macedo e Ângelo Pastro.
Top! Top! 19
Henrique Magalhães
Artigo de Iramir sobre os 30 anos de Maria. Entrevista com Sidney Gusman. Cartum de Más.
Top! Top! 20
La Productora
Atigo sobre HQ argentina. HQ e cartuns de Manzano, Napoleão e Más.