Apresentação
Imaginário! chega ao número 20 em 10 anos de publicação ininterrupta, atestando o vigor da pesquisa sobre quadrinhos, artes visuais e cultura pop no país. Desde o início contamos com o privilégio da participação de pesquisadores de diversas instituições de ensino superior, bem como autores e amantes das artes com formação e visão crítica especializada.
Abre a edição o artigo “Imagens do grotesco em Preacher, de Garth Ennis e Steve Dillon”, de autoria de Daniel Baz dos Santos e Lucilene Canilha Ribeiro. Os autores apresentam uma série de releituras das imagens do grotesco, especialmente a partir da tradição da cultura popular no contexto do Renascimento, na forma como foram pensadas por Mikhail Bakhtin.
Deyse Brandão faz uma análise interpretativa sobre a dimensão emocional nos quadrinhos autobiográficos de Marjane Satrapi em Persépolis. Sob a ótica da antropologia das emoções, a autora compreende a obra como um testemunho narrado, evocando dimensões do sensível, como sofrimentos, dores, eventos traumáticos e violências de Estado.
Guilherme Smee, por ocasião dos 80 anos de Maurício de Sousa, compara as diversas publicações que resgatam trabalhos antigos e revelam histórias de sua vida. Guilherme mostra como as produções utilizam diversos tipos de memória, como a autobiográfica, a empresarial, a coletiva e a afetiva.
Heraldo Aparecido Silva, Izabel Maria Gomes da Paz e Maria Alcidene Cardoso de Macedo apresentam as webtiras Mentirinhas, de Fábio Coala e Quadrinhos Ácidos, de Pedro Leite, como recurso educativo crítico e sensibilizador na perspectiva neopragmatista de Richard Rorty.
Eduardo de Moraes Faria e Márcio José Pereira debatem sobre a HQ “Pyongyang” e as possibilidades de interpretação à luz das discussões da análise historiográfica das HQs e seu uso em sala de aula. Já Marcelo Bolshaw Gomes, em “The Good Place: Multiverso & Gamificação Narrativa” analisa como o seriado trata a influência do grupo sobre o caráter do indivíduo de modo sistêmico.
Priscila Kalinke, Anderson Alves da Rocha e Tahine Netto da Silva analisam a campanha publicitária “Deixe o impossível para trás” e demonstram como o discurso publicitário se apropria de elementos da cultura pop para associar as marcas e produtos ao sentimento nostálgico e de afeto.
A edição traz duas resenhas. A primeira, de Larissa Dias, disserta sobre a obra do Ciberpajé Edgar Franco com foco na trajetória da revista “Artlectos e Pós-humanos”. A segunda, por Gazy Andraus, é a primeira de uma série de três a abordar a produção de fanzines em vídeo, com destaque para o trabalho de José Nogueira - analisado agora -, bem como o de Márcio Sno e o seu próprio.
Fecha a edição a HQ experimental “Ide”, de Gazy Andraus, em que o autor aplica relevo a sua história em quadrinhos dando-lhe a sensação de tridimensionalidade.
Boa leitura!
Henrique Magalhães
Sumário
Artigos
Imagens do grotesco em Preacher, de Garth Ennis e Steve Dillon
Daniel Baz dos Santos, Lucilene Canilha Ribeiro
Quadrinhos autobiográficos e sua dimensão emocional:
reflexões sobre as narrativas de Marjane Satrapi em Persépolis
Deyse de Fatima do Amarante Brandão
O atravessamento de memórias:
publicações em comemoração aos 80 anos de Maurício de Sousa
Guilherme Sfredo Miorando
Filosofia da educação, crítica e sensibilidade:
as webcomics Mentirinhas e Quadrinhos Ácidos
na perspectiva neopragmatista de Richard Rorty
Heraldo Aparecido Silva, Izabel Maria Gomes da Paz e Maria Alcidene Cardoso de Macedo
A visão unilateral de Guy Delisle na HQ ‘Pyongyang’:
percepções históricas e uso em sala de aula
Eduardo de Moraes Faria e Márcio José Pereira
The Good Place: multiverso & gamificação narrativa
Marcelo Bolshaw Gomes
Cultura pop, consumo e publicidade:
um estudo de caso da peça “Deixe o impossível para trás”
Priscila Kalinke, Anderson Alves da Rocha e Tahine Netto da Silva
Resenhas
Artlectos e Pós-humanos:
uma viagem intergaláctica pelos 13 números
da revista em quadrinhos do Ciberpajé
Larissa Dias
ResenhandoZine:
Momento Zine Flash com Zinerman, o homem-zine!
Gazy Andraus
História em quadrinhos
Ide
Gazy Andraus
Normas de publicação
Expediente
Capa
“Preacher”, por Glenn Fabry
In https://geekinsider.com/15-upcoming-comic-book-tv-shows-and-movies/, acessado em 24/03/2021
Revista de análise sobre Comunicação e Artes. O uso das imagens serve apenas ao estudo, de acordo com o artigo 46 da lei 9610. O direito dos textos e imagens pertence a seus autores ou detentores.