Apresentação
A revista Imaginário! procura dar visibilidade às investigações sobre História em Quadrinhos, Artes Visuais e Cultura Pop apresentando sua diversidade no meio acadêmico. São trabalhos de mestrandos, Mestres, Doutores e profissionais da área, que enriquecem o campo de estudo. Desde o final de 2011 lançamos edições semestrais com invariável precisão, oferecendo um espaço quase exclusivo para a difusão dessas pesquisas no país.
A atual edição trata principalmente dos quadrinhos, com ênfase em suas diversas expressões. O texto de abertura, de Daniel Baz, propõe a análise de uma história do personagem Monstro do Pântano, com roteiro de Alan Moore e arte de Stephen Bissette e John Totleben. Já Marcelo Bolshaw reflete sobre a arqueologia dos supervilões, apontando como o “mal” é representado nos quadrinhos.
Danielly Amatte e Janaina Freitas falam sobre o processo editorial miscigenado e a produção de mangás por brasileiros. Ilonita Sena e Márcia Tavares fazem uma leitura do feminino na HQ “Adormecida: cem anos para sempre”, de Paula Mastroberti. Remigio e Romario Novaes ressaltam a importância do trabalho com quadrinhos em sala de aula para o desenvolvimento do senso crítico-analítico dos alunos.
Fecham a edição o artigo de Alberto Pessoa e este editor sobre a transformação das tiras contemporâneas, eventualmente apontadas como um novo gênero; mais o glossário proposto por Felipe Rodrigues sobre o universo da produção de publicações independentes.
Imaginário! é vinculada ao NAMID - Núcleo de Arte, Mídia e Informação do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPB e conta com o respaldo acadêmico e o firme propósito de apresentar o melhor dos estudos na área, com a participação de pesquisadores de todo o país.
Boa leitura!
Henrique Magalhães
Edição digital: <Imaginário! 16>
Sumário
Apresentação
O Monstro do Pântano, de Alan Moore,
entre o visível e o dizível
Daniel Baz dos Santos
Arqueologia dos supervilões: como o ‘mal’
é representado nas histórias em quadrinhos
Marcelo Bolshaw
O processo editorial miscigenado: Silent Mangá no Brasil
Danielly Amatte Lopes, Janaina Freitas Silva de Araújo
Uma leitura do feminino na HQ Adormecida:
cem anos para sempre, de Paula Mastroberti
Ilonita Sena Souza, Márcia Tavares
Histórias em quadrinhos: por que trabalhar na sala de aula?
Remigio Pires de Novaes, Romario Pires de Novaes
Da subversão ao abandono da linguagem
em tiras contemporâneas
Alberto Pessoa, Henrique Magalhães
Glossário de publicações alternativas
Felipe Rodrigues
Normas de publicação
Expediente
Capa
Monstro do Pântano, DC Universe, divulgação
Revista de análise sobre Comunicação e Artes. O uso das imagens serve apenas ao estudo, de acordo com o artigo 46 da lei 9610. O direito dos textos e imagens pertence a seus autores ou detentores.